EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO E AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES OFICIAIS NO MUNICÍPIO DE JATAÍ – GO

Autores

  • Tatiane Rodrigues de Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS-REGIONAL JATAÍ
  • Evandro César Clemente Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFG- Regional Jataí
  • Rosana Alves Ribas Moragas Docente do curso de Geografia da UFG- Regional Jataí

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.85869

Palavras-chave:

Educação no/do campo, Orientações Curriculares, Educação em Goiás.

Resumo

As discussões no/do campo nos sugerem conhecer que grupos estão envolvidos e que tipo de educação os sujeitos requerem ou qual é o tipo de educação que lhe foram impostas. Para tanto, a pesquisa pretende apresentar uma análise do debate acerca da educação no/do campo e sua inserção em escolas rurais do estado de Goiás, averiguando os direcionamentos contidos nas orientações curriculares oficiais em relação à oferta da educação que ocorre neste espaço. Para a consecução da pesquisa, foi feito levantamentos bibliográficos e trabalho de campo. Por se tratar de uma pesquisa de caráter geográfico, apresentar-se-á exemplos dos eixos temáticos disponíveis nas matrizes curriculares do Ensino de Geografia, exemplos e sugestões e aprofundamentos específicos para alunos que vivem no campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane Rodrigues de Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS-REGIONAL JATAÍ

Doutoranda pela Universidade Federal de Goiás Regional - Jataí (2017) Possui Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás Regional Jataí (2009) e Mestrado em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia UFG Regional Jataí (2016). Pós - Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia com Ênfase no Ensino Especial e Educação Inclusiva pela faculdade de tecnologia Equipe Darwin FACTED- Águas Claras DF (2011). Educadora ambiental pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ciência e tecnologia (2012-2012 SMACT- Jataí-GO) Professora da Rede Estadual de Goiás- SEDUC (Ensino fundamental II , Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos 2011-2016) Professora da rede particular ( Ensino fundamental II 2012-2015). Professora substituta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano ( Rio Verde-GO-2016).

Evandro César Clemente, Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFG- Regional Jataí

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professor Adjunto IV dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás, campus de Jatai (UFG-CAJ) e docente do Programa de Pós Graduação em Geografia da UFMS (Campus de Três Lagoas).. Foi coordenador do curso de Graduação em Geografia da UFG/Regional Jataí (2012-2014) e Coordenador do Programa de Pós Graduação em Geografia (Mestrado e Doutorado) da UFG/Regional Jataí (2014-2016). É membro do GEDRA (Grupo de Estudos sobre Dinâmica Regional e Agricultura). Tem experiência na área de Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: associativismo, políticas públicas, dinâmica regional, sustentabilidade na agricultura, desenvolvimento territorial, ensino de Geografia e educação no campo

Rosana Alves Ribas Moragas, Docente do curso de Geografia da UFG- Regional Jataí

Doutoranda em Geografia Humana no Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade de São Paulo/USP (2013-2017). Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998). Possui graduação em Licenciatura/Bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal de Goiás - UFG -Regional -JATAÍ. Coordenadora Geral de Estágio da UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS -UFG -Regional - JATAÍ ( 2010-2012). Coordenadora de Estágio da Licenciatura em Geografia (1999 - 2013). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de geografia, ensino e aprendizagem, material didático, cidadania e educação ambiental.

Downloads

Publicado

2018-04-25