A experiência pública do Alzheimer no YouTube
competências midiáticas como motores de aprendizagens sociais no canal O Bom do Alzheimer
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583.57.142844Palavras-chave:
Alzheimer, midiatização, experiência pública, competências midiáticas, aprendizagemResumo
Este artigo investiga de que maneira a experiência midiatizada no canal Francisquinha Alves - O Bom do Alzheimer do YouTube contribui para o desenvolvimento de aprendizagens sociais, a partir da mobilização de competências midiáticas. Com base no paradigma indiciário de Braga, tomado como abordagem metodológica, a análise organiza essa experiência em quatro fases, que refletem habilidades associadas às competências midiáticas ao longo do tempo. Foram examinados 1.291 vídeos publicados entre 30 de julho de 2016 e 31 de julho de 2021. A partir das noções de midiatização em Braga e das dimensões da competência midiática de Ferrés e Piscitelli, identifica-se que a youtuber Cláudia não apenas desenvolve habilidades ao cuidar de sua mãe durante esse período, mas também aprimora sua capacidade de compartilhar esses aprendizados nas plataformas digitais. Paralelamente, a midiatização de sua trajetória promove o desenvolvimento de aprendizagens entre os públicos do canal.
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Copyright (c) 2025 Adriana Helena de Almeida Freitas, Rennan Lanna Martins Mafra

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