O cinema romântico de Werner Herzog: aproximações entre o Romantismo Alemão e o conceito de Verdade Extática
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583202048.246-263Palabras clave:
Romantismo Alemão. Verdade Extática. Werner Herzog. Cinema.Resumen
O artigo parte da investigação acerca das semelhanças existentes entre o movimento intelectual conhecido como Romantismo Alemão e o conceito de Verdade Extática de Werner Herzog. Buscamos reconhecer, no cinema do cineasta, proposições de uma estética de influência romântica. Utilizamos, como metodologia principal, fontes diretas referentes à abordagem da Teoria dos Cineastas, isto é, além de fragmentos das obras fílmicas per se, também as entrevistas e declarações analisadas nos discursos de Werner Herzog a respeito da feitura dos filmes enquanto processos de criação. Os principais resultados obtidos diante da associação estabelecida apontam para: (1) indissociabilidade entre a tendência ao escapismo, inerentemente romântica, e os personagens herzoguianos; (2) fuga para a natureza como única opção restante; (3) momentos carregados da sensação de medo, arrepio e paralisia.
Descargas
Citas
AMES, Eric. Ferocious Reality: Documentary according to Werner Herzog. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2012.
AMES, Eric. Herzog, Landscape, and Documentary. Cinema Journal,, Austin, v. 48, n. 2, p. 49-69, winter 2009.
AUMONT, Jacques. As teorias dos cineastas. Campinas: Papirus, 2004.
BENJAMIN, Walter. Romantik, 1913. In: BENJAMIN, Walter et al. (org.). Gesammelte Schriften: supplement II. Frankfurt: Suhrkamp, 1997.
CLARKE, Michael. The Concise Oxford Dictionary of Art Terms. 2. ed. Oxford: Oxford University Press, 2010.
CRONIN, Paul; HERZOG, Werner. Werner Herzog – A Guide for the Perplexed: Conversations with Paul Cronin. London: Faber & Faber, 2014.
DELEUZE, Gilles. O ato de criação. Folha de São Paulo, São Paulo, 27 jun. 1999.
FRIEDRICH, Caspar David. Der Wanderer über dem Nebelmeer. 1818. Pintura a óleo, 94,8 cm × 74,8 cm.
GANDY, Matthew. The Melancholy Observer: Landscape, Neo-Romanticism, and the Politics of Documentary Filmmaking. In: PRAGER, Brad (ed.). A Companion to Werner Herzog. Chichester: Willey-Blackwell, p. 528-546, 2012.
HALL, Jeanne. Don’t you ever just watch? American Cinema Verité and Don’t look back. In: GRANT, B. K; SLONIOWSKI, J. (org.). Documenting the Documentary: Close Readings of Documentary Film and Video. Detroit: Wayne State University Press, 2013.
HERZOG, Werner. Minnesota Declaration: Truth and Fact in Documentary Cinema (Lessons of Darkness). Minnesota, 30 Apr. 1999. Disponível em: https://www.wernerherzog.com/complete-works-text.html#2. Acesso em: 20 set. 2019.
HERZOG, Werner. On the Absolute, the Sublime, and Ecstatic Truth. Arion: a Journal of Humanities and the Classics, Boston, vol. 17, n. 3, p. 1-12, Winter 2010. Disponível em: https://www.bu.edu/arion/files/2010/03/Herzog.pdf. Acesso em: 20 set. 2019.
JOHNSON, Laurie Ruth. Forgotten Dreams: Revisiting Romanticism in the Cinema of Werner Herzog. New York: Camden House, 2016.
KANT, Immanuel. Crítica da faculdade do Juízo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
LONGINO, Dionísio. Do sublime. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
NAGIB, Lúcia. Werner Herzog: o cinema como realidade. São Paulo: Estação Liberdade, 1991.
O GRANDE êxtase do entalhador Steiner. Direção: Werner Herzog. Produção: Werner Herzog, Walter Saxer. Alemanha Ocidental, Werner Herzog Filmproduktion, 1974. Formato 16 mm (46 min), som. cor.
PAGANELLI, Grazia. Ekstase und Wahrheit. Ecstasy And Truth. Estasi e Verita. Film Edition Werner Herzog. München: Goethe-Institut, 2010.
PRAGER, Brad. Landscape of the mind: the indifferent earth in Werner Herzog’s films. In: GRAEME, Harper; RAYNER, Jonathan (ed.). Cinema and Landscape: Film, Nation and Cultural Geography. Bristol: Intellect Books, 2010.
PRAGER, Brad. The Cinema of Werner Herzog: aesthetic ecstasy and truth. London: Wallflower press, 2007.
SCHAMA, Simon. Landscape and Memory. New York: Vintage Books, 1995.
SINAIS de vida. Direção: Werner Herzog. Produção: Werner Herzog. Roteiro: Werner Herzog. Música: Popol Vuh. Alemanha Ocidental, Werner Herzog Filmproduktion, 1968. Formato 35 mm (87 min), som. p.b.
VERRONE, William. Transgression and Transcendence in the Films of Werner Herzog. Film-Philosophy, Edinburgh, v. 15, n. 1, p. 179-203, 2011.
WRIGHT, Cesare. Re-Framing “Ecstatic Truth” Experiments in the New Visual Language of Werner Herzog. Dissertation (PhD in Philosophy) – Program in Visual & Cultural Studies, University of Rochester, Rochester, 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Jéssica Pereira Frazão, Regiane Regina Ribeiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta Revista pertenecen a los autores, y los derechos de la primera publicación están garantizados para la revista. Por estar publicados en una revista de acceso libre, los artículos son de uso gratuito, con la atribución apropiada, en las actividades educativas y no comerciales.
La revista utiliza la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría.
Autoarchivo (política de repositorios): se permite a los autores depositar todas las versiones de sus trabajos en repositorios institucionales o temáticos, sin período de embargo. Se solicita, siempre que sea posible, que se agregue la referencia bibliográfica completa de la versión publicada en Intexto (incluido el enlace DOI) al texto archivado.
Intexto no cobra ninguna tarifa por el procesamiento de artículos (article processing charge).