Telenovela: elementos identitários em vinheta de abertura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202152.86740

Palabras clave:

Telenovela, Vinheta, Semiótica francesa

Resumen

Considerando que a telenovela permanece como uma das formas culturais de maior interesse por parte do público em nosso país, buscamos explicitar algumas das principais estratégias de apresentação desse tipo de produto na grade de programação. Para tanto, realizamos um levantamento histórico das novelas produzidas e transmitidas pela Rede Globo, emissora brasileira que mais investiu em dramaturgia e cujas obras possuem reconhecida qualidade de produção tanto no país como no exterior. A investigação considerou o período que vai de 1965 a 2015, utilizando como referência os títulos disponíveis no site Memória Globo. Vinhetas de abertura foram analisadas à luz da semiótica francesa, e os resultados apontaram para o reconhecimento de quatro recursos recorrentemente explorados: projeções de pessoa, tempo, espaço e procedimentos de tematização – todos articulados de forma a promover no público um sentido de identificação.

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Biografía del autor/a

Jaqueline Esther Schiavoni, GEA-Unesp

Doutora em Meios e Processos Audiovisuais (ECA-USP), Mestre em Comunicação Midiática e Bacharel em Jornalismo (FAAC-Unesp).

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Publicado

2021-01-04

Cómo citar

Schiavoni, J. E. «Telenovela: Elementos identitários Em Vinheta De Abertura». Intexto, n.º 52, enero de 2021, p. 86740, doi:10.19132/1807-8583202152.86740.

Número

Sección

Artículos