A imagem e seus sentidos imanentes e transcendentes
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583202049.138-150Palabras clave:
Imagem. Simbólico. Arquétipo. Representação. Significado.Resumen
Este artigo busca contribuir na compreensão da natureza da imagem e de seu papel na geração de sentidos nos processos comunicacionais. Baseada principalmente nas perspectivas teóricas de Durand (2002), Jung (1994, 2011) e Damásio (2004, 2011), a reflexão explora como se dá a construção da imagem simbólica, a partir do papel dos arquétipos e das capacidades de percepção e de imaginação humanas, e de que forma esse tipo de imagem constrói os significados que produz. Como resultado, propõe-se um conceito de imagem que a coloca como elemento básico e essencial do pensamento humano que antecede ontológica e temporalmente a palavra e é dotada de significações imanentes e transcendentes.
Descargas
Citas
ARISTÓTELES. De Anima: livros I, II e III. São Paulo: Editora 34, 2006.
BACHELARD, Gastón. A água e os sonhos. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
CASSIRER, Ernst. The phiosophy of simbolic forms: the phenomenology of knowledge. New Haven: Yale University Press, 1965. v. 3.
CONTRERA, Malena; BAITELLO JÚNIOR, Norval. Na selva das imagens: algumas contribuições para uma teoria da imagem na esfera das ciências da comunicação. Significação, São Paulo, v. 33, n. 25, p. 113-126, 2006.
DAMÁSIO, António. Em busca de Espinosa. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
DAMÁSIO, António. E o cérebro criou o homem. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
DREW, Richard. Falling Man. 2001. 1 fotografia. Disponível em: http://100photos.time.com/photos/richard-drew-falling-man. Acesso em: 21 nov. 2018.
DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
GÄRDENFORS, Peter. How Homo became sapiens: on the evolution of thinking. Oxford: Oxford University Press, 2006.
HARARI, Yuval. Sapiens: uma breve história da humanidade. Porto Alegre: L&PM, 2012.
JUNG, Carl Gustav. O eu e o inconsciente. Petrópolis: Vozes, 1994.
JUNG, Carl Gustav. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Petrópolis: Vozes, 2011.
MARTIN, Katleen (ed.). O livro dos símbolos: reflexões sobre imagens arquetípicas. Colônia: Taschen, 2012.
PETERSON, Jordan. Maps of meanings: the architecture of belief. Nova York: Routledge, 1999.
PINKLER, Steven. Tábula rasa. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
WUNENBURGER, Jean-Jacques. A árvore de imagens. Intexto, Porto Alegre, n. 41, p. 58-69, jan./abr. 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Sílvio Antonio Luiz Anaz

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta Revista pertenecen a los autores, y los derechos de la primera publicación están garantizados para la revista. Por estar publicados en una revista de acceso libre, los artículos son de uso gratuito, con la atribución apropiada, en las actividades educativas y no comerciales.
La revista utiliza la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría.
Autoarchivo (política de repositorios): se permite a los autores depositar todas las versiones de sus trabajos en repositorios institucionales o temáticos, sin período de embargo. Se solicita, siempre que sea posible, que se agregue la referencia bibliográfica completa de la versión publicada en Intexto (incluido el enlace DOI) al texto archivado.
Intexto no cobra ninguna tarifa por el procesamiento de artículos (article processing charge).