O algoritmo e o fluxo: Netflix, aprendizado de máquina e algoritmos de recomendações
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583201947.166-184Palabras clave:
Estudos de televisão. Streaming. Inteligência artificialResumen
Este artigo discute o sistema de recomendações da Netflix, na expectativa de compreender tais técnicas como parte das estratégias contemporâneas para a reordenação da televisão e do audiovisual. Problematiza uma tecnologia indispensável a estas sugestões: a inteligência artificial, na expectativa de depreender questões de impacto cultural inscritas nesta técnica. Estas recomendações serão analisadas em sua relação com a forma outrora decisiva para a constituição do broadcast: o fluxo televisivo. O texto investiga o sentido destas ferramentas tão influentes para definir uma televisão baseada na manipulação de acervos, e não na programação determinada previamente à transmissão do conteúdo. A conclusão explora as consequências destes arquivos, que concedem ao usuário uma sensação de escolha em tensão com o caráter mecânico destas imagens.
Descargas
Citas
ALEXANDER, N. Catered to your future self: Netflix’s “predictive personalization” and the mathematization of taste. In: MCDONALD, K.; SMITH-ROWSEY, D. (ed.). The Netflix effect: technology and entertainment in the 21st Century. Nova York: Bloomsbury Academic, 2016. p. 81-98.
AMATRIAIN, X.; BASILICO, J. Netflix recommendations: Beyond the 5 stars. The Netflix Tech Blog. [S.l.], 20 Jun. 2012. Disponível em: http://techblog.netflix.com/2012/06/netflix-recommendations-beyond-5-stars.html. Acesso em: 11 dez. 2017
AULETTA, K. Googled: the end of the world as we know it. New York: Penguin, 2010.
BELL, D. The coming of Post-Industrial Society: a venture in social forecasting. New York: Basic Books, 1976.
BELL, R. M. et al. The million dollar programming prize. Institute of Electrical and Electronics Engineers Spectrum, Nova York, v. 46, n. 5, p. 28-33, May 2009.
BENJAMIN, W. A obra de arte na época da possibilidade de sua reprodução técnica. In: BENJAMIN, W. Estética e sociologia da arte. Belo Horizonte: Autêntica, 2017a. p. 7-48.
BENJAMIN, W. Pequena História da Fotografia. In: BENJAMIN, W. Estética e sociologia da arte. Belo Horizonte: Autêntica, 2017b. p. 49-78.
BOGOST, I. The cathedral of computation. The Atlantic, [Boston], 15 Jan. 2015. Disponível em: https://www.theatlantic.com/technology/archive/2015/01/the-cathedral-of-computation/384300/. Acesso em: 2 ago. 2018.
BRIGGS, A.; BURKE, P. A social history of the media: from Gutenberg to the Internet. Cambridge: Polity, 2002.
CURTIN, M.; HOLT, J.; SANSON, K. (ed.). Distribution revolution: conversations about the digital future of film and television. Oakland: University of California Press, 2014.
DOMINGOS, P. A few useful things to know about machine learning. Communications of the ACM, Nova York, v. 55, n. 10, p. 78-87, 2012.
FISHER-OGDEN, P. et al. Netflix’s viewing data: how we know where you are in House of Cards. The Netflix tech blog. [S.l.], 27 Jan. 2015. Disponível em: https://medium.com/ netflix-techblog/netflixs-viewing-data-how-we-know-where-you-are-in-house-of-cards-608dd61077da. Acesso em: 11 dez. 2017
FRITZ, B. Cadre of film buffs helps Netflix viewers sort through the clutter. Los Angeles Times, Los Angeles, 3 Sept. 2012. Movies.
GARCIA-MOLINA, H.; KOUTRIKA, G.; PARAMESWARAN, A. Information seeking: convergence of search, recommendations, and advertising. Communications of the ACM, Nova York, v. 54, n. 11, p. 121-130, 2011.
GITLIN, T. Media sociology: the dominant paradigm. Theory and Society, Nova York, v. 6, n. 2, p. 205-253, 1978.
GOMERY, D. A history of broadcasting in the United States. Malden: Blackwell, 2008.
GOMEZ-URIBE, C.; HUNT, N. The Netflix recommender system: algorithms, business value, and innovation. Association for Computing Machinery Transactions on Management Information Systems, Nova York, v. 6, n. 4, p. 13-19, Dec. 2016.
HALLINAN, B.; STRIPHAS, T. Recommended for you: the Netflix prize and the production of algorithmic culture. New Media & Society, Nova York, v. 18, n. 1, p. 117-137, 2016.
HILMES, M. Only Connect: a cultural history of broadcasting in the United States. Boston: Cengage Learning, 2002.
JAY, M. As ideias de Adorno. São Paulo: Cultrix, 1984.
JOHNSON, S. Cultura da interface. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
KEATING, G. Netflixed: the epic battle for America’s eyeballs. Nova York: Penguin, 2012.
LANDOW, G. Hipertexto: la convergencia de la teoría crítica contemporánea y la tecnologia. Barcelona: Paidós, 1992.
LESSIG, L. Code: and other laws of cyberspace. New York: Basic Books, 1999.
LOBATO, R. Rethinking International TV flows research in the Age of Netflix. Television & New Media, Nova York, v. 19, n. 3, p. 1-16, 2017.
LOTZ, A. The television will be revolutionized. 2nd ed. Nova York: NYU Press, 2014.
MADRIGAL, A. C. How Netflix reverse engineered Hollywood. The Atlantic, [Boston], 2 Jan. 2014. Disponível em: https://www.theatlantic.com/technology/archive/2014/01/how-netflix-reverse-engineered-hollywood/282679/. Acesso em: 31 jul 2018.
MAHON, P. Posthumanism: a guide for the perplexed. Nova York: Bloomsbury Academic, 2017.
MANOVICH, L. The language of new media. Cambridge: The MIT Press, 2001.
PADMANABHAN, P.; SADEKAR, K.; KRISHNAN, G. What’s trending on Netflix? The Netflix Tech Blog. [S.l.] 10 Feb. 2015. Disponível em: http://techblog.netflix.com/2015/02/whats-trending-on-netflix.html. Acesso em: 11 dez. 2017
ROCHLITZ, R. The Disenchantment of Art: the philosophy of Walter Benjamin. New York: The Guilford Press, 1998.
SHAPIRO, C.; VARIAN, H. Information rules: a strategic guide to the network economy. Boston: Harvard Business School Press, 1998.
TUFEKCI, Z. Twitter and tear gas: the power and fragility of networked protest. New Haven: Yale University Press, 2017.
WILLIAMS, R. Drama in a dramatized society. In: WILLIAMS, R. Writing in society. Londres: Verso, 1983. p. 11-21.
WILLIAMS, R. Television: technology and cultural form. London: Routledge, 1974.
WOLK, A. Over the top: how the internet is (slowly but surely) changing the television industry. [S.l.]: CreateSpace Independent Publishing Platform, 2015.
WRIGHT MILLS, C. A Sociedade de Massas. In: WRIGHT MILLS, C. A elite do poder. Rio de Janeiro: Zahar, 1959. p. 350-378.
ZIEWITZ, M. Governing algorithms: myth, mess, and methods, myth, mess, and methods. Science, Technology, & Human Values, Nova York, v. 41, n. 1, p. 3-16, Jan. 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 João Damasceno Martins Ladeira

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta Revista pertenecen a los autores, y los derechos de la primera publicación están garantizados para la revista. Por estar publicados en una revista de acceso libre, los artículos son de uso gratuito, con la atribución apropiada, en las actividades educativas y no comerciales.
La revista utiliza la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría.
Autoarchivo (política de repositorios): se permite a los autores depositar todas las versiones de sus trabajos en repositorios institucionales o temáticos, sin período de embargo. Se solicita, siempre que sea posible, que se agregue la referencia bibliográfica completa de la versión publicada en Intexto (incluido el enlace DOI) al texto archivado.
Intexto no cobra ninguna tarifa por el procesamiento de artículos (article processing charge).