Rupturas performáticas em sites de redes sociais: um olhar sobre fissuras no processo de apresentação de si a partir de e para além de Goffman
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583201944.74-98Palabras clave:
Performatic ruptures. Social network sites. Goffman.Resumen
Uma série de estudos tem se dedicado a investigar os processos de "representação" dos sujeitos em sites de redes sociais. Boa parte deles se apoia nos preceitos da perspectiva dramatúrgica de Goffman para tal, focando-se em como os atores sociais constroem "fachadas" de si nesses ambientes de modo, em geral, a manter uma "coerência expressiva" entre seus selves on e off-line. Contudo, propomos, neste trabalho, olhar para os momentos de rupturas performáticas, isto é, quando as intencionalidades dos atores não são cumpridas, causando efeitos inesperados. Argumentamos, junto à análise exploratória de dois casos, que, por um lado, pouco tem se discutido sobre tais rupturas e, por outro, que à perspectiva goffmaniana devem ser acrescentadas bases teóricas outras e mais contemporâneas que nos permitam: a) entender as especificidades dos ambientes digitais e b) tratar os diversos actantes envolvidos, humanos e não humanos, enquanto mediadores fundamentais nessas dinâmicas.
Descargas
Citas
ANDERSON, Billy. Bel Pesce e suas mentiras, linguagem corporal. In: YOUTUBE. San Mateo, 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=FT7te1f7Trw>. Acesso em: 13 ago. 2017.
BARASH, Vladimir et al. Faceplant. Impressions (Mis)management in Facebook Status Updates. In: INTERNATIONAL AAAI CONFERENCE ON WEBLOGS AND SOCIAL MEDIA, 4., Washington. Proceedings… Washington: Association for the advancement of artificial intelligence, 2010. p. 207-210.
BIRNBAUM, Matthew. Taking Goffman on a tour of Facebook: college students and the presentation of self in a mediated digital environment. ProQuest: Ann Arbor, 2011.
BOYD, danah. Social Network Sites as networked publics: Affordances, Dynamics, and implications. In: PAPACHARISSI, Zizi (Ed.). A networked self: Identity, Community and Culture on Social Network Sites. London: Routledge, 2011, pp. 39-58.
BOYD, danah. Why Youth Love Social Network Sites: The Role of Networked Publics in Teenage Social Life. In: BUCKINGHAM, David (Ed.). Youth, identity, and digital media. Cambridge: The MIT Press, 2008. p. 119-142.
BOYD, danah; ELLISON, Nicole. Social network sites: definition, history, and scholarship. Indiana: Journal of Computer-Mediated Communication, Indiana, v. 13, n. 1, Out. 2007.
BOYD, danah; HEER, Jeffrey. Profiles as Conversation: networked identity performance on friendster. Hawai'i International Conference on System Sciences, 39., 2007, Kauai. Proceedings… Kauai: IEEE Computer Society, 2006.
BRUNO, Fernanda. Rastros digitais: o que eles se tornam quando vistos sob a perspectiva da teoria ator-rede? In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 21., 2012, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação, 2012.
CARRERA, Fernanda. Marcas humanizadas e suas interações sociais com consumidores no ambiente digital. Curitiba: Appris, 2018.
CARRERA, Fernanda; OLIVEIRA, Thaiane. Performance e teatralidade na publicidade pervasiva: análise dos cases Skyfall e Fantastic Delites. Intexto, Porto Alegre, n. 30, p. 184-201, 2014.
DO PÃO AO CAVIAR. Quem somos. 2017. Disponível em: <http://dopaoaocaviar.com.br/quem-somos/>. Acesso em: 30 abr. 2017.
FIGUEIREDO, Camila. A cibercultura e as narrativas de vida inspiracionais da cultura empreendedora: de pessoas “comuns” a celebridades. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 39., INTERCOM, 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: INTERCOM, 2016.
FONSECA, Mariana. Crowdfunding da hamburgueria de Leo e Bel Pesce é cancelado. Exame, São Paulo, 5 set. 2016.
GIL, Antonio. Métodos e técnicas de pesquisa social. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1989.
GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 2009.
GOFFMAN, Erving. Comportamento em lugares públicos: notas sobre a organização social dos ajuntamentos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
HERRING, Susan. Gender differences in CMC: findings and implications. CPSR Newsletter, Seattle, v. 18, n. 1, 2000.
JESUS, Eduardo; SALGADO, Tiago; SILVA, Polyana. Performances e produção de efeitos subjetivos no Instagram e no YouTube. Revista Fronteiras: estudos midiáticos, São Leopoldo, v. 16, n. 3, p. 243-256, 2014.
LATOUR, Bruno. Reassembling the social: an introduction to actor-network-theory. New York: Oxford University Press, 2005.
LEME, Fernanda Paes. [Tweet da atriz Fernanda Paes Leme]. 2014.
LOPES, Yuri. Contratado da Tim, Luciano Huck posta foto usando celular da Vivo. A Redação, Goiânia, 2013.
MALINI, Fabio. Um método perspectivista de análise de redes sociais: cartografando topologias e temporalidades em rede. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 25., 2016, Goiânia. Anais... Goiânia: Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação, 2016.
MILLER, Daniel. Tales from Facebook. Cambridge: Polity, 2011.
NOBRE, Izzy. Bel Pesce e o empreendedorismo de palco: porque a Menina do Vale não vale tanto assim. In: MEDIUM. 2016.
NOBRE, Izzy. E a Bel Pesce continua mentindo. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=SU7nOgWxHV4>. Acesso em: 12 maio 2018.
NUNES, João. Erving Goffman: a análise de quadros e a sociologia da vida quotidiana. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, Portugal, n. 37, p. 33-49, jun. 1993.
OLIVEIRA NETA, Juracy. A imagem técnico-memética no Facebook. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
PEREIRA DE SÁ, Simone; POLIVANOV, Beatriz. Auto-reflexividade, coerência expressiva e performance como categorias para análise dos sites de redes sociais. Revista Contemporânea, Salvador, v. 10, n. 3, p. 574-596, 2012.
PEREIRA, Marília. Éthos em rede: dinâmicas, apropriações e implicações éticas do éthos conectado no Facebook. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) – Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2016.
POLIVANOV, Beatriz. Dinâmicas identitárias em sites de redes sociais: estudo com participantes de cenas de música eletrônica no Facebook. Rio de Janeiro: Multifoco, 2014.
RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
RIBEIRO, José Carlos. Um olhar sobre a sociabilidade no ciberespaço: aspectos sócio-comunicativos dos contatos interpessoais efetivados em uma plataforma interacional on-line. 2003. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) – Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2003.
RIBEIRO, José Carlos; FALCÃO, Thiago; SILVA, Tarcízio. Gerenciamento de impressões pessoais através de aplicativos sociais: uma proposta de análise. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 33., 2010, Caxias do Sul, 2010. Anais... Caxias do Sul: Intercom, 2010.
RIBEIRO, José; NEJM, Rodrigo; MIRANDA, Thais. Auto-revelação em ambientes digitais: reflexões sobre a privacidade de adolescentes em sites de redes sociais. In: SIMPÓSIO EM TECNOLOGIAS DIGITAIS E SOCIABILIDADE – SIMSOCIAL, 2012, Salvador, 2012. Anais... Salvador: Grupo de pesquisa em interação, tecnologias digitais e sociedade, 2012. p. [1-15].
RUSSEL. 'Marilene não se mete' viraliza nas redes sociais, assista ao vídeo. In: Blasting News, Chiasso, 26 set. 2016.
RUTTER, Jason.; SMITH, G. W. H. Ritual aspects of CMC sociability. In: ESPRIT I3 WORKSHOP ON ETHNOGRAPHIC STUDIES IN REAL AND VIRTUAL COMMUNITIES, 1999, Queen Margaret University College, Edinburgh. Proceedings… Edinburgh: Queen Margaret University College, 1999.
SCHAU, Hope; GILLY, Mary. We Are What We Post? self-presentation in personal web space. Journal of Consumer Research, Oxford, v. 30, n. 3, dez. 2003.
SHAVIRO, Steven. The Universe of Things. In: OBJECT-ORIENTED ONTOLOGY SYMPOSIUM, 2010, Atlanta. Proceedings... Atlanta: Georgia Tech, 2010.
SMITH, Greg. Erving Goffman. New York: Routledge, 2006.
UOL. Atriz Fernanda Paes Leme comete gafe no Twitter e vira piada. UOL, São Paulo 28 ago. 2014. UOL TV e famosos.
USKI, Suvi; LAMPINEN, Airi. Social norms and selfpresentation on social network sites: profile work in action. New Media & Society, Thousand Oaks, v. 18, n. 3, p. 447-464, 2016.
WALTHER, Joseph. Selective self-presentation in computer-mediated communication: hypersonal dimensions of technology, language, and cognition. Computers in Human Behavior, Amsterdam, v. 23, n. 5, p. 2538–2557, Sept. 2007.
ZHAO, Shanyang; GRASMUCK, Sherri; MARTIN, Jason. Identity construction on Facebook: digital empowerment in anchored relationships. Computers in Human Behavior, Amsterdam, v. 24, n. 5, p. 1816-1836, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Beatriz Brandão Polivanov, Fernanda Ariane Silva Carrera

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta Revista pertenecen a los autores, y los derechos de la primera publicación están garantizados para la revista. Por estar publicados en una revista de acceso libre, los artículos son de uso gratuito, con la atribución apropiada, en las actividades educativas y no comerciales.
La revista utiliza la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría.
Autoarchivo (política de repositorios): se permite a los autores depositar todas las versiones de sus trabajos en repositorios institucionales o temáticos, sin período de embargo. Se solicita, siempre que sea posible, que se agregue la referencia bibliográfica completa de la versión publicada en Intexto (incluido el enlace DOI) al texto archivado.
Intexto no cobra ninguna tarifa por el procesamiento de artículos (article processing charge).