O ensaio entre a arte e a ciência
entrevista com Henri Arraes Gervaiseau
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583201532.4-14Resumen
Henri Arraes Gervaiseau é cineasta e professor da ECA-USP. Tem artigos publicados em revistas brasileiras e estrangeiras. É autor de O abrigo do tempo: abordagens cinematográficas da passagem do tempo (2012). Entre os seus documentários, premiados no Brasil e no exterior, destacam-se: Tem que ser baiano? (1994); Terra Prometida (1997); Em trânsito (2005); Retrato de grupo (2009); Entretempos (2012). O seu projeto de pesquisa atual tem como tema central o documentário, mas particularmente de cunho ensaístico, como meio de expressão da experiência do deslocamento. Nesta perspectiva, reflexão teórica, revisão crítica e análise de uma série de obras estrategicamente escolhidas encontram-se associadas à elaboração de ensaios audiovisuais inéditos que envolvem a própria experiência existencial de deslocamento do pesquisador realizador, francobrasileiro. Henri Arraes Gervaiseau dedica-se atualmente a preparação do primeiro filme da sua Trilogia do deslocamento. Esta entrevista foi realizada por ocasião da sua visita a Porto Alegre, em março de 2015, para realização da aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS). Na conversa, Gervaiseau reflete sobre o espaço do ensaio como lugar de produção de conhecimento, as fronteiras entre o ensaio, a arte e o texto científico e a prática ensaística no audiovisual.
Descargas
Citas
ADORNO, T. O ensaio como forma. In: ______. Notas de Literatura. São Paulo: Duas Cidades/Ed 34, 2003. p. 15-45.
ARTHUR, P. Essay questions. Film Comment, New York, v. 39, n. 1, p. 58-62, 2003.
CATALÀ, J.. M. Estética del ensayo: la forma ensayo, de Montaigne a Godard. Valencia: PUV/Universitat de Valência, 2014.
CHRISTIE, I. L’avant-garde internationale et le cinéma. In: TOULET, E. (Org.). Le cinéma au rendez-vous des arts: France, années 20 et 30. Paris: Bibliothèque Nationale de France, 1995. p. 68-76.
CORRIGAN, T. The essay film, from Montaigne, after Marker. Oxford University Press. 2011.
DIDI-HUBERMAN, G. Remontages du temps subi: l’oeil de l’histoire, 2. Paris: Éditions de Minuit, 2010.
FRIZOT, M. Les vérités du photomenteur. In: ______. Photomontages: photographie expérimentale de l’entre-deux-guerres. Paris: Photo Poche, 1987. p. 1-9.
GERVAISEAU, H. A. O abrigo do tempo: abordagens cinematográficas da passagem do tempo. São Paulo: Alameda, 2012.
JABLONKA, I. Histoire des grands parents que je n’ai pas eu: une enquête. Paris: Seuil, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Jamer Guterres de Mello, Gabriela Machado Ramos de Almeida

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta Revista pertenecen a los autores, y los derechos de la primera publicación están garantizados para la revista. Por estar publicados en una revista de acceso libre, los artículos son de uso gratuito, con la atribución apropiada, en las actividades educativas y no comerciales.
La revista utiliza la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría.
Autoarchivo (política de repositorios): se permite a los autores depositar todas las versiones de sus trabajos en repositorios institucionales o temáticos, sin período de embargo. Se solicita, siempre que sea posible, que se agregue la referencia bibliográfica completa de la versión publicada en Intexto (incluido el enlace DOI) al texto archivado.
Intexto no cobra ninguna tarifa por el procesamiento de artículos (article processing charge).