O projeto Marcados, de Claudia Andujar: uma discussão sobre práticas e gêneros fotográficos
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-858320190.268-291Palavras-chave:
Fotografia. Retrato. Claudia Andujar.Resumo
Este trabalho parte da análise plástica de retratos de indígenas realizados pela fotógrafa Claudia Andujar, de forma a explorar o sentido dessas imagens ao longo do tempo em seu percurso em diferentes suportes e contextos de exposição. O objetivo do trabalho apresenta-se como a análise da variedade de modos pelos quais esses retratos circulam e firmam-se como pertencentes a práticas interpretativas distintas. Para tal investigação, a metodologia utilizada é a análise dos níveis de significação propostos por Fontanille em sua pesquisa sobre as práticas semióticas e, mais diretamente, os desdobramentos realizados por Dondero & Basso Fossali ao proporem uma Semiótica da Fotografia. A análise atinge, principalmente, a conclusão sobre importantes mudanças no modo de interpretação dessas imagens no fotolivro e nas exposições, uma vez que se apresenta constantemente a tensão entre a apreensão dessas fotos enquanto documento e sua inscrição no âmbito artístico.
Downloads
Referências
ANDUJAR, Claudia. Marcados. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
ANJOS, Moacir. Política da Arte. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2014.
BARDI, Pietro Mari. From a line to a smile. Revista Habitat, São Paulo, n. 48, 1958.
BRACCHI, Daniela. Exposição e significação: uma análise sobre os retratos de prisioneiros do Camboja. Revista Significação, São Paulo, v. 43, n. 45, 2016.
DE DUVE, Thierry. A arte diante do mal radical. Ars, São Paulo, v. 7, n. 13, jan./jun. 2008.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Féliz. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1996. 3 v.
DONDERO, Maria Giulia; BASSO FOSSALI, Pierluigi. Sémiotique de la photographie. Limoges: PULIM, 2011.
FONTANILLE, Jacques. A semiótica do corpo: entre psicanálise, fenomenologia e antropologia. In: CORTINA Arnaldo; MARCHEZAN, Renata (org.). Razões e sensibilidades: a semiótica em foco. São Paulo: UNESP, 2004. p. 89-116.
FONTANILLE, Jacques. Pratiques sémiotiques. Paris: PUF, 2008.
FONTANILLE, Jacques. Corps et sens. Paris: PUF, 2011.
O’DOHERTY, Brian. No interior do cubo branco: a ideologia do espaço na arte. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
PEDROSA, Adriano; SCHWARCZ, Lilia. Histórias Mestiças: catálogo. Rio de Janeiro: Cobogó, 2014.
SENRA, Stella. O último círculo. In: ANDUJAR, Claudia. Marcados. São Paulo: Cosac Naify, 2009. p. 127.
VÍDEO NAS ALDEIAS. Olinda, [201-]. Disponível em: http://www.videonasaldeias.org.br. Acesso em: 17 mar. 2019. Organização não governamental brasileira de na área de produção audiovisual indígena.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Daniela Nery Bracchi, Paula Soares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC 4.0), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.
Auto-arquivamento (política de repositórios): autores têm permissão para depositar todas as versões de seus trabalhos em repositórios institucionais ou temáticos, sem embargo. Solicita-se, sempre que possível, que a referência bibliográfica completa da versão publicada na Intexto (incluindo o link DOI) seja adicionada ao texto arquivado.
A Intexto não cobra qualquer taxa de processamento de artigos (article processing charge).