Telenovela: elementos identitários em vinheta de abertura
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583202152.86740Palavras-chave:
Telenovela, Vinheta, Semiótica francesaResumo
Considerando que a telenovela permanece como uma das formas culturais de maior interesse por parte do público em nosso país, buscamos explicitar algumas das principais estratégias de apresentação desse tipo de produto na grade de programação. Para tanto, realizamos um levantamento histórico das novelas produzidas e transmitidas pela Rede Globo, emissora brasileira que mais investiu em dramaturgia e cujas obras possuem reconhecida qualidade de produção tanto no país como no exterior. A investigação considerou o período que vai de 1965 a 2015, utilizando como referência os títulos disponíveis no site Memória Globo. Vinhetas de abertura foram analisadas à luz da semiótica francesa, e os resultados apontaram para o reconhecimento de quatro recursos recorrentemente explorados: projeções de pessoa, tempo, espaço e procedimentos de tematização – todos articulados de forma a promover no público um sentido de identificação.Downloads
Referências
BALBINO, J. A identidade social brasileira na teledramaturgia: um estudo sobre a telenovela Vale Tudo. In: XV ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA. 100 anos da guerra do contestado – historiografia, acervos e fontes. Anais. ISSN 1808-9690. Curitiba: UFPR, 2016.
GLOBO COMUNICAÇÕES E PARTICIPAÇÕES. Memória Globo. [S.l.], 2013a. Disponível em: memoriagloblo.globo.com. Acesso em: 7 dez. 2016.
GLOBO COMUNICAÇÕES E PARTICIPAÇÕES. Memória Globo: Sete vidas. [S.l.], 2013b. Disponível em: http://memoriaglobo.globo.com/programas/entretenimento/novelas /sete-vidas.htm. Acesso em: 7 de fev. 2017.
GLOBO COMUNICAÇÕES E PARTICIPAÇÕES. Memória Globo: I love Paraisópolis. [S.l.], 2013c. Disponível em: http://memoriaglobo.globo.com/programas/entretenimento/ novelas/i-paraisopolis/i-paraisopolis-fotos.htm. Acesso em: 7 fev. 2017.
GLOBO COMUNICAÇÕES E PARTICIPAÇÕES. Memória Globo: Além do tempo. [S.l.], 2013d. Disponível em: http://memoriaglobo.globo.com/programas/entretenimento/novelas/alem -do-tempo.htm. Acesso em: 7 fev. 2017.
GLOBO COMUNICAÇÕES E PARTICIPAÇÕES. Memória Globo: A regra do jogo. [S.l.], 2013e. Disponível em: http://memoriaglobo.globo.com/programas/entretenimento/novelas/a-regra-do-jogo.htm. Acesso em: 7 fev. 2017.
GREIMAS, Algirdas Julien. Sobre o sentido II: ensaios semióticos. São Paulo: Nankin, 2014.
GREIMAS, Algirdas Julien; COURTÉS, Joseph. Dicionário de semiótica. São Paulo: Cultrix, 1979.
HAMBURGER, E. Telenovelas e interpretações do Brasil. In: Lua Nova, São Paulo, 82:61-86, 2011.
MELO, José Marques de. As telenovelas da Globo. São Paulo: Summus, 1988.
MICHAELIS Dicionário de português. [S.l.]: Editora Melhoramentos, 2017. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br. Acesso em: 7 fev. 2017.
OXFORD Dicionário de português. [S.l.]: Oxford University Press, 2018. 1 CD-ROM.
SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de linguística geral. São Paulo: Cultrix, 2004.
SCHIAVONI, Jaqueline Esther. Vinheta de TV: tipos, usos e funções. Bauru: Mediaworks, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Jaqueline Esther Schiavoni

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC 4.0), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.
Auto-arquivamento (política de repositórios): autores têm permissão para depositar todas as versões de seus trabalhos em repositórios institucionais ou temáticos, sem embargo. Solicita-se, sempre que possível, que a referência bibliográfica completa da versão publicada na Intexto (incluindo o link DOI) seja adicionada ao texto arquivado.
A Intexto não cobra qualquer taxa de processamento de artigos (article processing charge).