O povo e a política em um jornal popular massivo
Palavras-chave:
Jornalismo popular. Eleições. Brasil.Resumo
A reflexão sobre a representação da política e dos atores políticos em um jornal popular é o objetivo deste artigo. Sob uma perspectiva discursiva do jornalismo, com base no conceito de “Cenário de Representação da Política” (LIMA, 2001), apresentamos a categoria da “representatividade” para detalhar as estratégias discursivas e de produção adotadas pelo Diário Gaúcho, jornal editado no estado brasileiro do Rio Grande do Sul, desde 2000, pela Rede Brasil Sul (RBS). A importância de um veículo destinado às classes populares reside no fato de que o jornalismo popular atende aos desejos de um novo público identificado pela mídia, isto é, incorpora as classes populares urbanas ao mercado consumidor dos bens simbólicos. Entretanto, como cita Albuquerque (1998), marca o advento de um novo tipo de jornalismo de baixo custo, que substitui a opinião política por notícias do cotidiano.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC 4.0), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.
Auto-arquivamento (política de repositórios): autores têm permissão para depositar todas as versões de seus trabalhos em repositórios institucionais ou temáticos, sem embargo. Solicita-se, sempre que possível, que a referência bibliográfica completa da versão publicada na Intexto (incluindo o link DOI) seja adicionada ao texto arquivado.
A Intexto não cobra qualquer taxa de processamento de artigos (article processing charge).