Interacionismo e estudos culturais
as contribuições para as teorias midiáticas das obras de Peter Hall e Ien Ang
Palavras-chave:
Estudos Culturais. Interacionismo. Mídia. Recepção.Resumo
As correntes teóricas contemporâneas dedicadas ao estudo da Mídia têm possibilitado novas visões sobre o tema em contraponto à clássica e predominante versão frankfurtiana da Indústria Cultural. É objetivo deste trabalho produzir um balanço interpretativo entre autores tributários de duas dessas escolas – Peter Hall e o Interacionismo, Ien Ang e os Estudos Culturais, a partir de uma obra central da produção intelectual de cada um – para que, uma vez apresentados seus contrastes e semelhanças, tenham seus principais conceitos aproximados em busca de uma complementaridade que comprove sua viabilidade para novos estudos sobre a Mídia, principalmente em razão da contínua inserção desta última nas formas de sociabilidade contemporâneas.Downloads
Referências
ADORNO, T. W. HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985.
ANG, I. Living room wars. New York: Routledge, 1996.
BLUMER, H. Symbolic interactionism: perspective and method. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1969.
GOFFMAN, E. Manicômios, prisões e conventos. São Paulo: Perspectiva, 2005.
GOFFMAN, E. Frame analysis: an essay on the organization of experience. Cambridge: Harvard University Press, 1974.
HALL, P. M. A symbolic interactionist analysis of politics. In: EFFRAT, A. (Edt.). Perspectives on political sociology. Washington: Columbia University Press, 1975. p. 35-76.
MORLEY, David. Television, audiences and cultural studies. London: Routledge, 1992.
SALGADO, G. B. Razão comunicativa, interação e Recepção. In: CONGRESSO NACIONAL DAS CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO – INTERCOM, 29., 2006, Brasília, DF. Anais... São Paulo: Intercom, 2006. Disponível em: <http://www.portcom.intercom.org.br/navegacaoDetalhe.php?option=trabalho&id=45014>. Acesso em: 01 ago. 2009.
STRAUSS, A. Espelhos e máscaras: a busca de identidade. São Paulo: Edusp, 1999.
THOMPSON, J. A mídia e a modernidade. Petrópolis: Vozes, 1995.
WAINER, Samuel. Minha razão de viver: memórias de um repórter. 11. ed. Rio de Janeiro: Record, 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Silvânia Mineira Ribeiro Sottani =

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC 4.0), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.
Auto-arquivamento (política de repositórios): autores têm permissão para depositar todas as versões de seus trabalhos em repositórios institucionais ou temáticos, sem embargo. Solicita-se, sempre que possível, que a referência bibliográfica completa da versão publicada na Intexto (incluindo o link DOI) seja adicionada ao texto arquivado.
A Intexto não cobra qualquer taxa de processamento de artigos (article processing charge).