Audiência nativa: cultura regional em tempos de globalização

Autores

  • Nilda Aparecida Jacks UFRGS

Palavras-chave:

Recepção. Identidades Culturais. Estudos Culturais.

Resumo

Os recentes debates sobre a mundialização da cultura colocam em pauta, em um outro patamar, a questão das culturas regionais e locais e das identidades culturais. Há bem pouco tempo o marco do nacional era o que balizava a referida discussão, tendendo hoje a ser substituido pelo regional, que segundo Otavio Ianni medeia as relações entre o local e o mundial. O texto é baseado em uma pesquisa empírica realizada ainda no marco da relação regional/ nacional, mas serve de ponto de partida para repensar as identidades regionais em tempos de globalização. Trata-se da mediação da identidade regional gaúcha na relação da audiência sul-riograndense com a programação de origem nacional, especificamente a telenovela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilda Aparecida Jacks, UFRGS

Pós-Doutorado. UNIVERSIDAD NACIONAL DE COLOMBIA, UNAL, Colômbia. Pós-Doutorado. University of Copenhagen, KUA, Dinamarca. Doutorado em Ciências da Comunicação. Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Mestrado em Ciências da Comunicação. Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Downloads

Publicado

2008-04-13

Como Citar

Jacks, N. A. “Audiência Nativa: Cultura Regional Em Tempos De globalização”. Intexto, nº 2, abril de 2008, p. 10-25, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/3363.

Edição

Seção

Artigos