Influência da morfina na carcinogênese esofágica induzida pela dietilnitrosamina em ratos – resultados preliminares
Palavras-chave:
carcinoma epidermóide do esôfago, carcinogênese esofágica, nitrosaminas, morfinaResumo
OBJETIVOS: A alta incidência de câncer esofagiano no norte do Irã foi associada ao ópio. A dietilnitrosamina (DEN) é uma das nitrosaminas com maior potencial de produzir câncer experimental no esôfago. Morfina, o maior alcalóide do ópio, quando administrada em altas doses a ratos, aumentou a etilação do DNA esofágico pela DEN e reduziu seu metabolismo hepático de primeira passagem. O presente trabalho objetivou estudaro efeito da administração conjunta de morfina e DEN na carcinogênese esofágica.
MATERIAIS E MÉTODOS: Durante 23 semanas, estudamos o efeito da administração conjunta de morfina e DEN na carcinogênese esofágica em ratos.
RESULTADOS: Encontrou-se maior incidência tumoral nos animais que receberam somente DEN em relação aos que receberam DEN e morfina.
CONCLUSÃO: Concluiu-se que a morfina não apresentou influência sobre a carcinogênese esofágica induzida pela DEN em ratos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).