Influência da morfina na carcinogênese esofágica induzida pela dietilnitrosamina em ratos – resultados preliminares

Autores

  • Carlos F. Dillenburg
  • Cleber Dario P. Kruel
  • Tiago Luís D. e Silva
  • André Silvio Schier
  • Giancarlo Marafon

Palavras-chave:

carcinoma epidermóide do esôfago, carcinogênese esofágica, nitrosaminas, morfina

Resumo

OBJETIVOS: A alta incidência de câncer esofagiano no norte do Irã foi associada ao ópio. A dietilnitrosamina (DEN) é uma das nitrosaminas com maior potencial de produzir câncer experimental no esôfago. Morfina, o maior alcalóide do ópio, quando administrada em altas doses a ratos, aumentou a etilação do DNA esofágico pela DEN e reduziu seu metabolismo hepático de primeira passagem. O presente trabalho objetivou estudaro efeito da administração conjunta de morfina e DEN na carcinogênese esofágica.

MATERIAIS E MÉTODOS: Durante 23 semanas, estudamos o efeito da administração conjunta de morfina e DEN na carcinogênese esofágica em ratos.

RESULTADOS: Encontrou-se maior incidência tumoral nos animais que receberam somente DEN em relação aos que receberam DEN e morfina.

CONCLUSÃO: Concluiu-se que a morfina não apresentou influência sobre a carcinogênese esofágica induzida pela DEN em ratos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-07-07

Como Citar

1.
F. Dillenburg C, Dario P. Kruel C, D. e Silva TL, Silvio Schier A, Marafon G. Influência da morfina na carcinogênese esofágica induzida pela dietilnitrosamina em ratos – resultados preliminares. Clin Biomed Res [Internet]. 7º de julho de 2022 [citado 27º de setembro de 2023];21(1). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/125711

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)