Biologia molecular dos tumores do trato digestivo
Palavras-chave:
Biologia molecular, digestivo, gastrointestinais, tumores, carcinogênese, oncogeneseResumo
Uma revolução no entendimento da gênese do câncer humano vem acontecendo, e sua natureza fundamentalmente genética foi reconhecida. Os cânceres gastrointestinais apresentam alta incidência e prognóstico reservado na maioria dos casos quando da sua apresentação em nosso meio. Espera-se que a biologia molecular traga novos caminhos para o diagnóstico e tratamento mais efetivos. No nosso trabalho, são abordados os aspectos atuais da carcinogênese colorretal, esofágica e gástrica, bem como os genes e seus sub-produtos (proteínas) envolvidos. As implicações clínicas destes novos conhecimentos, como as aplicações no diagnóstico precoce, a existência de marcadores prognósticos e a possibilidade de novos tratamentos, são discutidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).