Carcinoma invasor, carcinoma in situ e hiperplasia epitelial ductal atípica

correlação dos achados histopatológicos entre mamotomia e cirurgia

Autores

  • Henrique A. P. Pasqualette
  • Paulo M. S. Pereira
  • Maria J. G. Calas
  • Maria V. P. Dutra
  • Rosana de Castro
  • Valeska Caldoncelli
  • Vânia R. Manoel

Palavras-chave:

Biópsia das mamas, neoplasmo das mamas, diagnóstico, cirurgia de mamas

Resumo

OBJETIVO: Comparar os resultados histopatológicos de carcinoma e hiperplasia atípica obtidos através da mamotomia com os das respectivas biópsias cirúrgicas.
MATERIAIS E MÉTODOS: Foram realizadas nesta instituição 527 mamotomias em 18 meses. Destas, 118 tiveram diagnóstico de carcinoma in situ ou invasor e hiperplasia atípica, através da mamotomia guiada por estereotaxia digital. As pacientes eram assintomáticas, apresentando lesão subclínica ao rastreio mamográfico. A idade média destas pacientes era de 55 anos e a maioria encontrava-se na pós-menopausa.
RESULTADOS: Das 118 pacientes que preencheram os critérios para este estudo, foi possível realizar a comparação com os resultados histopatológicos da biópsia cirúrgica em 73 casos (61,9%). Em 45 casos houve perda de follow up (38,1%). O laudo histopatológico pós-cirúrgico foi compatível com o da mamotomia em 60 casos (82%), tanto em relação ao tipo quanto ao grau histopatológico da lesão.
CONCLUSÃO: A mamotomia tem representado uma importante alternativa à biópsia cirúrgica para o diagnóstico das lesões impalpáveis da mama. Trata-se de um método rápido, de fácil realização, com ótimos resultados, além de apresentar boa taxa de concordância com os resultados histopatológicos obtidos através da biópsia cirúrgica. A qualidade do material obtido tem sido considerada satisfatória para o diagnóstico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-07-18

Como Citar

1.
A. P. Pasqualette H, M. S. Pereira P, J. G. Calas M, V. P. Dutra M, de Castro R, Caldoncelli V, R. Manoel V. Carcinoma invasor, carcinoma in situ e hiperplasia epitelial ductal atípica: correlação dos achados histopatológicos entre mamotomia e cirurgia. Clin Biomed Res [Internet]. 18º de julho de 2022 [citado 19º de abril de 2024];21(2). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/125725

Edição

Seção

Artigos Originais