Uma história imaginada: tempos de criação com ‘as meninas do Renoir’
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.97052Palavras-chave:
Ações de criação. Temporalidade. Registro. Coleção.Resumo
Este artigo expõe aspectos de uma coleção, narrativa e a/r/tográfica, composta com as leituras estéticas e recriações coproduzidas com os sujeitos em contato com a obra Rosa e Azul (As Meninas Cahen d´Anvers), 1881, de Pierre-Auguste Renoir. Exponho aqui um recorte da pesquisa de mestrado, em processo, que propõe expor e refletir sobre como as imagens da arte são, potencialmente, abertas e recriadas temporalmente por meio dos processos de leituras estéticas e a partir das ações educativas em museus de arte.Downloads
Referências
BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. A imagem no ensino da arte: anos 1980 e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 2014.
BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos; AMARAL, Lilian (Orgs.). Interterritorialidade: mídias, contextos e educação. São Paulo: Editora Senac SP, Edições Sesc SP, 2008.
BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos; COUTINHO, Rejane Galvão (Orgs.). Arte/educação como mediação cultural e social. São Paulo: Editora UNESP, 2009.
BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos; CUNHA, Fernanda Pereira (Orgs.). A abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010.
BATTCOCK, Gregory. A nova arte. São Paulo: Perspectiva, 1986.
BOSI, Ecléa. O tempo vivo da memória: Ensaios de Psicologia Social. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
BREDARIOLLI, Rita. Das lembranças de Suzana Rodrigues: tópicos modernos de arte e educação. Vitória: EDUFES, 2007.
CHRISTOV, Luiza Helena da Silva. Narrativas de educadores: mistérios, metáforas e sentidos. São Paulo: Porto de Idéias, 2012.
DESVALLÉES, André; MAIRESSE, François. Conceitos-chave de museologia. São Paulo: ICOM, 2013.
DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
DIAS, Belidson; IRWIN, Rita. Pesquisa educacional baseada em artes: a/r/tografia. Santa Maria: Editora UFSM, 2013.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.
ELUF, Lygia. Renoir: o pintor da vida. São Paulo: MASP, 2002.
FALLEIROS, Flávia Nascimento. Sobre a crítica literária dos Salões: Diderot e Baudelaire. In: FREITAS, Verlaine; DUARTE, Rodrigo; CECCHINATO, Georgia; SILVIA, Cintia Vieira da (Orgs.). Gosto, interpretação e crítica. 1. ed. Belo Horizonte: ABRE Associação Brasileira de Estética, 2015, v. 2. p. 94-109.
MAMMÌ, LORENZO. Duas Meninas: Renoir, Proust e os nazistas. Revista Piauí, ed. 150, março de 2019. Acesso digital: <https://piaui.folha.uol.com.br/materia/duas-meninas-2/>, último acesso em 30 de julho de 2019.
MANTECÓN, Ana Rosas. O que é o público? Revista Poiésis, Rio de Janeiro, n. 14, p. 175 - 215, dez. 2009.
PEDROSA, Adriano. Histórias da infância. São Paulo: MASP, 2016.
PEDROSA, Adriano; CUY, José Esparza Chong; GONZÁLEZ, Julieta; TOLEDO, Tomás. Lina Bo Bardi: Habitat. São Paulo: MASP, 2019.
RENOIR, Jean. Pierre-Auguste Renoi: meu pai. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
RICOUER, Paul. La metafora viva. Madrid: Ediciones Cristiandad, 1980.
ROSSI, Maria Helena Wagner. Imagens que falam: leitura da arte na escola. Porto Alegre: Mediação, 2009.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista GEARTE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY 4.0; os autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais/disciplinares ou na sua página pessoal.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.