Narrativas emergentes: a história de Luciana Lealdina de Araújo na produção de arte urbana

Autores

  • Larissa Patron Chaves Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, Pelotas/RS, Brasil
  • Thiago Madruga Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, Pelotas/RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.83601

Palavras-chave:

Luciana-Araújo. Intervenção-urbana. Arte-política. Narrativas-negras.

Resumo

Este artigo objetiva refletir a respeito da produção de arte como dispositivo de discussão para a problemática da invisibilidade negra no Rio Grande do Sul, sua implicância na (re)construção de uma identidade em meio a questões políticas e sociais contemporâneas. Propomos através da arte contemporânea, uma narrativa mais pluralizada que a inclua histórias da população negra, muitas vezes marginalizadas ou registradas de forma superficial na historiografia local das cidades gaúchas. Nesse sentido, propomos apresentar como primeira narrativa a representação de Luciana Lealdina de Araújo, ex escrava na cidade de Pelotas no século XIX, cuja história fora marcada pela trajetória ligada a benemerência e religiosidade. Sua história possibilita o levantamento de questões sobre o contexto social em que viveu, sobre a dificuldade como mulher negra no conseguir apoio para criar uma instituição para meninas órfãs, e sobre a visibilidade de sua memória nos dias de hoje. Acreditamos que a arte urbana promove o encontro de várias culturas, desperta para a reflexão entre arte e política, uma vez que atua como fator que dialoga com as diferentes cidades existentes em um mesmo espaço e, dessa forma, no devir que acompanha cada proposta de Arte. Esta pesquisa, ligada à dissertação de mestrado em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas, busca promover o debate multidisciplinar ente Arte e Política, tendo a intervenção urbana como ponto circunstancial para a discussão sobre o tema proposto.

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Biografia do Autor

Larissa Patron Chaves, Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, Pelotas/RS, Brasil

Professora Adjunta do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas. Possui Graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (1995), Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002), e Doutorado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008), com período de atuação em estágio de doutoramento na Universidade do Porto (Portugal) entre os anos de 2005 e 2006. Tem experiência na área de Arte e História, com ênfase em Teoria, História e Crítica de Arte, Metodologia da Pesquisa e Ensino da Arte. Possui trabalhos desenvolvidos na área de mobilidade acadêmica na UFpel, orientando estágios de graduação através de convênios com universidades latino americanas, portuguesas, espanholas e italianas. Atuou como chefe do Núcleo de Formação de Professores ligado a Coordenação de Pedagogia Universitária da Universidade Federal de Pelotas no ano de 2017. Coordena o grupo de pesquisa "Imaginária Sacra no Rio Grande do Sul" colaborando com a comunidade paroquial de Pelotas e museus locais no levantamento, catalogação e salvaguarda do patrimônio religioso da cidade e região. Atualmente é coordenadora adjunta do Mestrado em Artes Visuais, integra o corpo docente do Mestrado em História e o corpo docente da especialização em Artes - modalidade à distância - ambos da Universidade Federal de Pelotas. É representante da área de Linguística, Letras e Artes na Secretaria dos Conselhos - COCEPE - da Universidade Federal de Pelotas. Atua principalmente nos seguintes temas: fronteiras e identidades disciplinares, imaginário e representações, imigração portuguesa, história colonial, iconografia sacra, história da arte e Arte Educação.

 

Thiago Madruga, Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, Pelotas/RS, Brasil

Artista multimídia com prática em intervenção urbana. Graduado em Artes Visuais - Bacharelado com ênfase em Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, no Rio Grande do Sul. Mestrando no programa PPGAV - UFPel na linha de pesquisa: Processos de criação e poéticas do cotidiano. Integra o grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e Indígenas, do(a) Universidade Federal do Rio Grande. Suas pesquisas orbitam a arte contemporânea, arte urbana, arte ativista e história e cultura afro-brasileira.

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Publicado

2018-08-31

Como Citar

CHAVES, L. P.; MADRUGA, T. Narrativas emergentes: a história de Luciana Lealdina de Araújo na produção de arte urbana. Revista GEARTE, [S. l.], v. 5, n. 2, 2018. DOI: 10.22456/2357-9854.83601. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/83601. Acesso em: 16 abr. 2025.