Uma história imaginada: tempos de criação com ‘as meninas do Renoir’

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.97052

Palavras-chave:

Ações de criação. Temporalidade. Registro. Coleção.

Resumo

Este artigo expõe aspectos de uma coleção, narrativa e a/r/tográfica, composta com as leituras estéticas e recriações coproduzidas com os sujeitos em contato com a obra Rosa e Azul (As Meninas Cahen d´Anvers), 1881, de Pierre-Auguste Renoir. Exponho aqui um recorte da pesquisa de mestrado, em processo, que propõe expor e refletir sobre como as imagens da arte são, potencialmente, abertas e recriadas temporalmente por meio dos processos de leituras estéticas e a partir das ações educativas em museus de arte.

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Biografia do Autor

Auana Lameiras Diniz, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita — UNESP, São Paulo/SP

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Artes da UNESP, área de concentração Artes e Educação, linha de pesquisa Processos Processos Artísticos, Experiências Educacionais e Mediação Cultural, sob orientação da Profª Drª Rejane Galvão Coutinho, com o projeto: Com os olhos do tempo: sujeitos criadores no acervo do Museu de Arte de São Paulo. É integrante do GPIHMAE - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Imagem, História, Memória, Mediação, Arte e Educação no Instituto de Artes da UNESP. Em 2012 concluiu a pós-graduação lato sensu em Mediação, Arte, Cultura e Educação na Escola Guignard (UEMG) e em 2008 o bacharelado em Ciências Sociais (PUC-SP). Entre 2009 e 2011 cursou Educação Artística na Escola Guignard (UEMG). Em 2004 cursou como aluna convidada disciplinas nas áreas de História Cultural da Arte e Ciência Política na Universidade de Bremen/Alemanha. Profissionalmente colaborou como gestora e educadora em programas de mediação cultural no Instituto Inhotim, Fábricas de Cultura, Casa de Vidro/Instituto Bardi, unidades do Sesc SP e Centro Cultural Fiesp/Sesi SP. Atualmente é sócia da Colchete Projetos Culturais e colabora como gestora e formadora/mediadora em projetos e programas educativos e culturais em instituições artísticas e culturais.

Rejane Galvão Coutinho, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita — UNESP, São Paulo/SP

Graduada em Educação Artística pela Universidade Federal de Pernambuco (1988), mestrado (1998) e doutorado (2002) em Artes pela Universidade de São Paulo, Pós-doutorado pela Universidade Pública de Navarra, Espanha (2011/2012). É professora do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista, UNESP, onde atua na Licenciatura em Artes Visuais e na Pós-Graduação em Artes, área de Arte e Educação. Coordenadora do Mestrado Profissional em Artes, Prof-Artes, do Instituto de Artes da UNESP. Tem desenvolvido pesquisas com foco na história do ensino de artes e na formação de arte/educadores e mediadores culturais.

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Publicado

2020-04-02

Como Citar

DINIZ, A. L.; COUTINHO, R. G. Uma história imaginada: tempos de criação com ‘as meninas do Renoir’. Revista GEARTE, [S. l.], v. 7, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/2357-9854.97052. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/97052. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Artes Visuais: histórias e memórias