An Imagined Story: Creation Times with 'The Renoir Girls'

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.97052

Keywords:

Creation actions. Temporality. Record. Collection.

Abstract

This  article exposes aspects of a collection, narrative and a /r/tography, composed of aesthetic readings and co-produced recreations with subjects in contact with Rosa and Azul work (The Cahen d´Anvers Girls), 1881, by Pierre-Auguste Renoir. I present here a framework of the master's research, in process, which proposes to expose and reflect on how art images are potentially open and recreated temporally through processes of aesthetic readings and with the educational actions in art museums.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Auana Lameiras Diniz, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita — UNESP, São Paulo/SP

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Artes da UNESP, área de concentração Artes e Educação, linha de pesquisa Processos Processos Artísticos, Experiências Educacionais e Mediação Cultural, sob orientação da Profª Drª Rejane Galvão Coutinho, com o projeto: Com os olhos do tempo: sujeitos criadores no acervo do Museu de Arte de São Paulo. É integrante do GPIHMAE - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Imagem, História, Memória, Mediação, Arte e Educação no Instituto de Artes da UNESP. Em 2012 concluiu a pós-graduação lato sensu em Mediação, Arte, Cultura e Educação na Escola Guignard (UEMG) e em 2008 o bacharelado em Ciências Sociais (PUC-SP). Entre 2009 e 2011 cursou Educação Artística na Escola Guignard (UEMG). Em 2004 cursou como aluna convidada disciplinas nas áreas de História Cultural da Arte e Ciência Política na Universidade de Bremen/Alemanha. Profissionalmente colaborou como gestora e educadora em programas de mediação cultural no Instituto Inhotim, Fábricas de Cultura, Casa de Vidro/Instituto Bardi, unidades do Sesc SP e Centro Cultural Fiesp/Sesi SP. Atualmente é sócia da Colchete Projetos Culturais e colabora como gestora e formadora/mediadora em projetos e programas educativos e culturais em instituições artísticas e culturais.

Rejane Galvão Coutinho, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita — UNESP, São Paulo/SP

Graduada em Educação Artística pela Universidade Federal de Pernambuco (1988), mestrado (1998) e doutorado (2002) em Artes pela Universidade de São Paulo, Pós-doutorado pela Universidade Pública de Navarra, Espanha (2011/2012). É professora do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista, UNESP, onde atua na Licenciatura em Artes Visuais e na Pós-Graduação em Artes, área de Arte e Educação. Coordenadora do Mestrado Profissional em Artes, Prof-Artes, do Instituto de Artes da UNESP. Tem desenvolvido pesquisas com foco na história do ensino de artes e na formação de arte/educadores e mediadores culturais.

References

BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. A imagem no ensino da arte: anos 1980 e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 2014.

BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos; AMARAL, Lilian (Orgs.). Interterritorialidade: mídias, contextos e educação. São Paulo: Editora Senac SP, Edições Sesc SP, 2008.

BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos; COUTINHO, Rejane Galvão (Orgs.). Arte/educação como mediação cultural e social. São Paulo: Editora UNESP, 2009.

BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos; CUNHA, Fernanda Pereira (Orgs.). A abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010.

BATTCOCK, Gregory. A nova arte. São Paulo: Perspectiva, 1986.

BOSI, Ecléa. O tempo vivo da memória: Ensaios de Psicologia Social. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

BREDARIOLLI, Rita. Das lembranças de Suzana Rodrigues: tópicos modernos de arte e educação. Vitória: EDUFES, 2007.

CHRISTOV, Luiza Helena da Silva. Narrativas de educadores: mistérios, metáforas e sentidos. São Paulo: Porto de Idéias, 2012.

DESVALLÉES, André; MAIRESSE, François. Conceitos-chave de museologia. São Paulo: ICOM, 2013.

DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

DIAS, Belidson; IRWIN, Rita. Pesquisa educacional baseada em artes: a/r/tografia. Santa Maria: Editora UFSM, 2013.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.

ELUF, Lygia. Renoir: o pintor da vida. São Paulo: MASP, 2002.

FALLEIROS, Flávia Nascimento. Sobre a crítica literária dos Salões: Diderot e Baudelaire. In: FREITAS, Verlaine; DUARTE, Rodrigo; CECCHINATO, Georgia; SILVIA, Cintia Vieira da (Orgs.). Gosto, interpretação e crítica. 1. ed. Belo Horizonte: ABRE Associação Brasileira de Estética, 2015, v. 2. p. 94-109.

MAMMÌ, LORENZO. Duas Meninas: Renoir, Proust e os nazistas. Revista Piauí, ed. 150, março de 2019. Acesso digital: <https://piaui.folha.uol.com.br/materia/duas-meninas-2/>, último acesso em 30 de julho de 2019.

MANTECÓN, Ana Rosas. O que é o público? Revista Poiésis, Rio de Janeiro, n. 14, p. 175 - 215, dez. 2009.

PEDROSA, Adriano. Histórias da infância. São Paulo: MASP, 2016.

PEDROSA, Adriano; CUY, José Esparza Chong; GONZÁLEZ, Julieta; TOLEDO, Tomás. Lina Bo Bardi: Habitat. São Paulo: MASP, 2019.

RENOIR, Jean. Pierre-Auguste Renoi: meu pai. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

RICOUER, Paul. La metafora viva. Madrid: Ediciones Cristiandad, 1980.

ROSSI, Maria Helena Wagner. Imagens que falam: leitura da arte na escola. Porto Alegre: Mediação, 2009.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

Published

2020-04-02

How to Cite

DINIZ, A. L.; COUTINHO, R. G. An Imagined Story: Creation Times with ’The Renoir Girls’. Revista GEARTE, [S. l.], v. 7, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/2357-9854.97052. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/97052. Acesso em: 25 jun. 2025.

Issue

Section

Ensino de Artes Visuais: histórias e memórias