Da morfologia da natureza à ecosofia: experiência didática no Mestrado em Arte
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.116794Palavras-chave:
Arte. Morfologia da natureza. Ecosofia. Antropoceno.Resumo
A disciplina do Mestrado em Arte da Universidade de Sevilha, Morfologia da Natureza, insere-se numa linha de investigação e produção artística centrada no território e no meio ambiente. Seu nome pode parecer associado a uma análise formal do mundo natural, mas nos tempos do Antropoceno não podemos analisar as formas sem entendê-las como processos em contínua transformação. Seguindo Guattari, entendemos que o mundo natural é afetado pelo individual, pelo social e pelo meio ambiente, então as propostas didáticas devem abranger essas áreas. Mostramos aqui algumas experiências, a sua abordagem em sala de aula e o desenvolvimento de algumas atividades dentro desta disciplina.Downloads
Referências
CLEMENT, Gilles. Manifiesto del Tercer Paisaje. 2a edición ampliada. Barcelona: Gustavo Gili, 2018.
GOETHE, Johann Wolfgang; SÁNCHEZ MECA, Diego. Teoría de la naturaleza. Madrid: Tecnos, 1997.
GUATTARI, Félix. Les trois écologies. París: Galilée, 1989.
HARAWAY, Donna Jeanne; TORRES, Helen. Seguir con el problema, generar parentesco en el Chthuluceno. Primera edición en español. Bilbao: Edición Consonni, 2019.
SPAID, Susan. Ecovention, Current Art to Transform Ecologies. Cincinnati, Ohio: Contemporary Arts Center, 2002.
THOREAU, Henry David. Walden. Madrid: Cátedra, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista GEARTE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY 4.0; os autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais/disciplinares ou na sua página pessoal.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.