O ensino das Artes Visuais e do Design: o campo da História como estratégia de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.100751Palavras-chave:
Ensino da Arte. Ensino do Design. Pesquisa histórica. Mestrado em Artes Visuais. Educação do sensível.Resumo
Esse artigo trata de um estudo teórico que visa aproximar Ensino das Artes Visuais e do Design ancorado a partir de um terceiro campo, o da História, no que diz respeito ao domínio da História da Educação formatado pela abordagem teórico-metodológica da História Cultural. Nesse contexto, foi realizado um levantamento de dados de pesquisas concernentes ao campo do Design produzidas no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), da Linha Ensino da Arte e Educação Estética, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com periodicidade entre 2012 e 2018. A partir da análise dos dados investigados foi possível refletir sobre a imbricação que interessa nesse estudo, a relação entre Arte, Ensino e Design, e considerar que no PPGAV/UFPel houve a proposição de um ensino, advindo do Ensino das Artes Visuais, voltado ao âmbito do estético e do sensível para o campo do Design.Downloads
Referências
ALMEIDA, Mariana Leite de. GIFS: educação estética, afeto e ativismo através da imagem animada. 2015. 124 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, 2015.
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia: geral e Brasil. São Paulo: Moderna, 2012.
BARROS, José D’Assunção. O campo da História: especialidades e abordagens. 9 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
BURKE, Peter. O que é História Cultural? RJ: Zahar, 2008.
CANSI, Lislaine Sirsi. Poética na docência [corpo e território]. 2016. 215 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.
DUARTE JÚNIOR, João-Francisco. A montanha e o videogame: escritos sobre educação. Campinas, SP: Papirus, 2010.
FREEDMAN, Kerry. Currículo dentro e fora da escola: representações da Arte na cultura visual. In: BARBOSA, Ana Mae. (Org.). Arte/Educação contemporânea: consonâncias internacionais. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
FREIRE, Madalena. A paixão de conhecer o mundo. São Paulo: Paz e Terra, 1983.
GALVÃO, Ana Maria de Oliveira; LOPES, Eliane Marta Teixeira. Território plural: a pesquisa em História da Educação. São Paulo: Ática, 2010.
HERNÁNDEZ, Fernando. A cultura visual como um convite à deslocalização do olhar e ao reposicionamento do sujeito. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. (Orgs.). Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: UFSM, 2011.
HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da Cultura Visual: transformando fragmentos em nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007.
LE GOFF, Jacques. A História Nova. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
LUNARDELLO FONSECA, Renan Humberto. Arte, Ecologia e Design Autoral: um cartaz para o fim do mundo. 2018. 80 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.
MAFFESOLI, Michel. O caminho da experiência. In: MAFFESOLI, Michel. O ritmo da vida: variações sobre o imaginário pós-moderno. Rio de Janeiro: Record, 2007.
MARTINS, Mirian Celeste. Entrevidas: caminhos inquietos de professores-propositores. educação, Santa Maria, v. 31, n. 2, p. 227-240, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/1540/852
PEREIRA, Lucas Pessoa. Design de identidade visual gráfica em produções audiovisuais contemporâneas: uma análise da apropriação da visualidade medieval em O Senhor dos Anéis, Game Of Thrones e World of Warcraft. 2016. 109 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & História Cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
PINSKY, Carla Bassanezi. (Org.). Fontes históricas. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2008.
SILVA, Adriana Silva da. O infográfico conceitual como meio para o desenvolvimento de experiência estética significativa em web arte. 2014. 164 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.
SILVA, Emerson Ferreira da. O espírito do som: encontros entre design, música e artes visuais no projeto gráfico de capas de discos. 2018. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.
WEBER, Paula. Livro das inquietações: experiências singulares no ensino do design. 2016. 137 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista GEARTE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY 4.0; os autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais/disciplinares ou na sua página pessoal.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.