Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais: uma teoria complexa em permanente construção para uma constante resposta ao contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.71934Palabras clave:
Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais. Complexidade. Epistemologia. Transdisciplinaridade.Resumen
A contribuição da Abordagem Triangular para a transformação dos processos de ensino das artes e ao ensino das culturas visuais no Brasil e América Latina a partir do final da década de 1980 é incontestável. E mesmo sistematizada no final do século XX, observamos que a Abordagem vem sendo aprimorada tanto a partir das pesquisas que a observam na prática quanto a partir de pesquisas que procuram se aprofundar nos âmbitos teóricos e epistemológicos. Partindo das ideias de Ana Mae Barbosa, em sua sistematização, adequação terminológica, explicitação dos fundamentos e desdobramentos dos conceitos fundantes da Abordagem Triangular, caminhando pela observação de Rizzi sobre o seu caráter complexo, com a definição de Azevedo que a coloca como teoria, e suas decorrentes práxis Arteducativa e Virada Arteducativa e os apontamentos de Silva sobre a natureza transdisciplinar, caracterizando a Arte e a Educação como áreas de conhecimento/macroconceitos e a inter-relação destas como trans-áreas.
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