Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais: uma teoria complexa em permanente construção para uma constante resposta ao contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.71934Palavras-chave:
Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais. Complexidade. Epistemologia. Transdisciplinaridade.Resumo
A contribuição da Abordagem Triangular para a transformação dos processos de ensino das artes e ao ensino das culturas visuais no Brasil e América Latina a partir do final da década de 1980 é incontestável. E mesmo sistematizada no final do século XX, observamos que a Abordagem vem sendo aprimorada tanto a partir das pesquisas que a observam na prática quanto a partir de pesquisas que procuram se aprofundar nos âmbitos teóricos e epistemológicos. Partindo das ideias de Ana Mae Barbosa, em sua sistematização, adequação terminológica, explicitação dos fundamentos e desdobramentos dos conceitos fundantes da Abordagem Triangular, caminhando pela observação de Rizzi sobre o seu caráter complexo, com a definição de Azevedo que a coloca como teoria, e suas decorrentes práxis Arteducativa e Virada Arteducativa e os apontamentos de Silva sobre a natureza transdisciplinar, caracterizando a Arte e a Educação como áreas de conhecimento/macroconceitos e a inter-relação destas como trans-áreas.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Fernando Antônio Gonçalves de. A Abordagem Triangular no ensino das artes como teoria e a pesquisa como experiência criadora. Jaboatão dos Guararapes: SESC, 2016.
BARBOSA, Ana Mae. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: Ed. C/Arte, 1998.
BARBOSA, Ana Mae (Org.). Inquietações e mudanças no ensino da Arte. São Paulo: Cortez, 2002.
BARBOSA. Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos 1980 e novos tempos. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.
CAMAYSAR, Rosabis. O Caibalion: estudo da filosofia hermética do antigo Egito e da Grécia por três iniciados. São Paulo: Editora Pensamento-Cultrix, 2002.
CUNHA, Fernanda Pereira da. E-Arte Educação: educação digital crítica. São Paulo: Annablume, 2013.
MORIN, Edgar. O problema epistemológico da complexidade. Mem Martins, Portugal: Publicações Europa-América, 1996.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2005.
RIZZI, Maria Christina de Souza Lima. Olho vivo: Arte-Educação na exposição Labirinto da Moda: uma aventura infantil. 1999. Tese (Doutorado em Artes Visuais) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 1999.
RIZZI, Maria Christina de Souza Lima. Caminhos metodológicos. In. BARBOSA, Ana Mae (Org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2012, p. 69-77.
SAMPAIO, Jurema Luzia de Freitas. O que se ensina e o que se aprende nas licenciaturas em artes visuais a distância? 2014. Tese (Doutorado em Artes Visuais) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2014.
SILVA, Mauricio da. A contribuição da Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais para o desenvolvimento da epistemologia da Educomunicação. 2016. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2016. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-03022017-163215/pt-br.php>. Acesso em: 10 de mar. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista GEARTE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY 4.0; os autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais/disciplinares ou na sua página pessoal.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.