Abordagem Triangular e as narrativas de si: autobiografia e aprendizagem em Arte
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.71493Palabras clave:
Abordagem Triangular. Autobiografia. Ensino/aprendizagem em Arte.Resumen
As perspectivas Arte/Educativas da Abordagem Triangular extrapolam o campo das artes e indicam possibilidades de pesquisas em outros campos, que também contribuam tanto para a formação do Professor de Arte quanto para a prática arte/educativa. Considerando que os estudos em autobiografia tratam de questões importantes para que o Arte/Educador possa conhecer melhor a si mesmo e entender as narrativas que os educandos fazem a respeito de sua vida, seus desejos, emoções e sentimentos, é importante que o Arte/Educador de Arte saiba buscar informações sobe como promover desafios de aprendizagem que propiciem o pensamento artístico. Relacionar as teorias de Ana Mae Barbosa e Christine Delory-Momberger pode ajudar o Arte/Educador a rastrear ligações entre a aprendizagem em Arte e as metodologias que são criadas para seu ensino, auxiliando-o nas suas decisões docentes.Descargas
Citas
ANDRADE, Fabrício. Arte-Educação: emoção e racionalidade. São Paulo: Annalume, 2006.
BARBOSA, Ana Mae. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.
BARBOSA, Ana Mae (Org.). Arte-Educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 2002.
BARBOSA, Ana Mae (Org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2003.
BARBOSA, Ana Mae. Arte Educação Contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005.
DELORY-MOMBERGER, Christine. A condição biográfica: ensaios sobre a narrativa de si na modernidade avançada. Natal: EDUFRN, 2012a.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 51, p. 523-740, set./dez. 2012b.
PIMENTEL, Lucia Gouvêa. Fruir, contextualizar e experimentar como possível estratégia básica para investigação e possibilidade de diversidade no ensino de Arte: o contemporâneo de vinte anos In: BARBOSA, Ana Mae; CUNHA, Fernanda Pereira da (Org.). Abordagem Triangular no ensino das artes e culturas visuais.1 ed. São Paulo: Cortez, 2010, p. 211-228.
PIMENTEL, Lucia Gouvêa. Fugindo da escola do passado: arte na vida. Revista Digital do LAV, v.8, n.2, p. 5-17, maio/ago. 2015a.
PIMENTEL, Lucia Gouvêa. Processos artísticos como metodologia de pesquisa. Ouvirouver (Online), v.11, n.1, p. 88-98, jan./jun. 2015b.
PIMENTEL, Lucia Gouvêa. A prática artística docente como metodologia para a formação de professores. Revista CLEA, v. 1, p. 50-57 maio/jun. 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los lectores son libres para transferir, imprimir y utilizar los artículos publicados en la Revista, a condición de que haya siempre mención explícita al (a los) autor(es) y a la Revista GEARTE y que no haya cualquier alteración en el trabajo original. Cualquier otro uso de los textos tiene que ser aprobado por el(los) autor(es) y por la Revista. Al someter un artículo a la Revista GEARTE y tenerlo aprobado, los autores están de acuerdo en ceder, sin remuneración, los siguientes derechos a la Revista: los derechos de primera publicación y el permiso para que la Revista redistribuya ese artículo y sus metadatos a los servicios de indización y referencia que sus editores juzguen apropiados.
Este periódico utiliza una Licencia de Atribución Creative Commons 4.0 Internacional.