Por uma pedagogia da invenção: do controle e estratégias do inteligível à cocriação do sensível e liberdade inventiva
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.140497Palavras-chave:
Emma Yarlett, Mordisco, o Monstro de livros, Regimes de interação, sentido e risco, Plano da expressão, Semiótica DiscursivaResumo
Este artigo é uma reflexão sobre a produção de sentido do livro de literatura infantil de autoria de Emma Yarlett (2018): Mordisco, o Monstro de livros (Editora Ciranda Cultural). O arcabouço teórico é o da semiótica de A.J. Greimas, em especial das contribuições de E. Landowski para uma semiótica do sensível ancorada nos regimes de interação, sentido e risco e na análise da plasticidade proposta por J.-M. Floch e as complementações de A.C. de Oliveira com os formantes estésicos e rítmicos na materialização significante do plano do conteúdo. Objetiva o estudo mostrar como essas proposições integradas dão conta do desenvolvimento dos estágios de uma pedagogia da invenção a partir de passagens entre sensível e inteligível, com detalhamento dos papéis da estesia e do raciocínio lógico do leitor que o competencializam para assumir uma coparticipação fundamental em sua atuação no mundo.
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