Por uma pedagogia da invenção: do controle e estratégias do inteligível à cocriação do sensível e liberdade inventiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.140497

Palavras-chave:

Emma Yarlett, Mordisco, o Monstro de livros, Regimes de interação, sentido e risco, Plano da expressão, Semiótica Discursiva

Resumo

Este artigo é uma reflexão sobre a produção de sentido do livro de literatura infantil de autoria de Emma Yarlett (2018): Mordisco, o Monstro de livros (Editora Ciranda Cultural). O arcabouço teórico é o da semiótica de A.J. Greimas, em especial das contribuições de E. Landowski para uma semiótica do sensível ancorada nos regimes de interação, sentido e risco e na análise da plasticidade proposta por J.-M. Floch e as complementações de A.C. de Oliveira com os formantes estésicos e rítmicos na materialização significante do plano do conteúdo. Objetiva o estudo mostrar como essas proposições integradas dão conta do desenvolvimento dos estágios de uma pedagogia da invenção a partir de passagens entre sensível e inteligível, com detalhamento dos papéis da estesia e do raciocínio lógico do leitor que o competencializam para assumir uma coparticipação fundamental em sua atuação no mundo.

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Biografia do Autor

Ana Claudia Mei Alves de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, São Paulo/SP, Brasil

Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, junto a Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes. Co-dirige o Centro de Pesquisas Sociossemióticas – CPS e participa da Diretoria da FEDROS e da Assibercom, assim como de várias associações de pesquisadores: ANPAP, ABES, AISS. Com vários Pós-Doutorados, é graduada em Letras Literatura Vernáculas pela PUC-SP (1975) e Propaganda, Publicidade e Marketing pela ESPM (1976). Doutorado (1989) e Mestrado (1983) na PUC-SP: PPG Comunicação e Semiótica.

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Publicado

2024-08-09

Como Citar

OLIVEIRA, A. C. M. A. de. Por uma pedagogia da invenção: do controle e estratégias do inteligível à cocriação do sensível e liberdade inventiva. Revista GEARTE, [S. l.], v. 11, 2024. DOI: 10.22456/2357-9854.140497. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/140497. Acesso em: 22 maio. 2025.

Edição

Seção

Semiótica, Educação e Arte