O ensino de Artes como território de possibilidades: estratégias insurgentes voltadas à dimensão do afeto e ao pensamento decolonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.136088

Palavras-chave:

Artes Visuais, Ensino de Artes, Decolonialidade, A/r/tografia, Processos criativos

Resumo

Esta pesquisa busca articular a dimensão sensível/afetiva e o pensamento decolonial, a fim de desenvolver estudos e práticas para o ensino de artes no contexto básico e público, visto como um território fértil para a criação de estratégias insurgentes a processos educacionais que reforçam a lógica da colonialidade. Dessa maneira, visa a investigação de ferramentas para uma educação libertadora, passíveis de incluir o meio social e o âmbito subjetivo existente nas relações interpessoais, além de possibilidades educativas autorreflexivas, sob o olhar de uma a/r/tógrafa, o qual inclui o olhar integrado do pesquisador, do educador e do artista.

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Biografia do Autor

Selma Machado Simão, Universidade Estadual de Campinas — UNICAMP, Campinas/SP, Brasil

Possui Graduação em Licenciatura em Educação Artística com Hab. Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1980), Especialização em Arte e Tecnologia pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (2002), Especialização em Expressões Criativas pela Faculdade de Ciências da Saúde (2013), Mestrado em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp (2005), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – FE Unicamp (2012) e Pós-doutorado pela Unesp de Rio Claro com Bolsa PNPD – Capes SP (2015). É professora do Instituto de Artes da Unicamp dos Programas de Graduação e Pós-graduação em Artes Visuais, integrante do Grupo de Pesquisa Propostas Artísticas Contemporâneas do IA da Unicamp e artista visual.

Amanda Mattos Neves, Universidade Estadual de Campinas — UNICAMP, Campinas/SP, Brasil

Bacharel e Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas/SP.

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Publicado

2024-06-13

Como Citar

SIMÃO, S. M.; NEVES, A. M. O ensino de Artes como território de possibilidades: estratégias insurgentes voltadas à dimensão do afeto e ao pensamento decolonial. Revista GEARTE, [S. l.], v. 11, 2024. DOI: 10.22456/2357-9854.136088. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/136088. Acesso em: 22 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos