Pesca e Prosa

Autores

Palavras-chave:

Ofício, memória, narrativas, peixeiro

Resumo

Este ensaio faz parte do acervo que produzi para a mostra coletiva “Ofício e Memória”, organizada pelo “Grupo de Pesquisa Memória e Fotografia” (GPMeF/Unicamp), entre os anos de 2012 e 2013. A exposição, promovida pelo importante festival  Hércules Florence de Fotografia, teve o intuito de dar a ver ofícios tradicionais passados oralmente de geração para geração, isto é, que persistem no tempo apesar da contínua atualização dos processos produtivos, fruto do avanço das tecnologias capitalistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexsânder Nakaóka Elias

Doutor em Antropologia Social(Unicamp, 2018) / Mestre em Fotografia e Cinema (Unicamp, 2013) — Pesquisador do LA’GRIMA/Unicamp;
VISURB/Unifesp e LEPPAIS/UFPel

Referências

KOSSOY, Boris. Hercule Florence: a descoberta isolada da fotografia no Brasil. São Paulo: EdUSP, 2006.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. Porto Alegre: Editora Zouk, 2012.

________________. O Narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história

da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 197–221.

INGOLD, Tim. Making: Anthropology, Archaeology, Art and Architecture. Londres: Routledge, 2013.

KOFES, Suely; MANICA, Daniela. (orgs.). Vida e Grafias: narrativas antropológicas entre biografia e etnografia. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.

TURNER, Victor. Dramas, Campos e Metáforas. Rio de Janeiro: Eduf, 2008.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta. Rio de Janeiro: Editora Relume Dumará, 2009

Downloads

Publicado

2023-03-18

Como Citar

Elias, A. N. . (2023). Pesca e Prosa. Fotocronografias, 6(13), 192–211. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/fotocronografias/article/view/130825