Imagens em manifesto: práticas políticas em narrativas contemporâneas

Autores

Palavras-chave:

manifesto, cidade, narrativas contemporâneas, imagens, antropologia visual

Resumo

Nos últimos anos, as lutas por direitos sociais, civis e políticos têm se tornado espaço de conflitos que ultrapassaram os fóruns e instituições, para ocuparem as ruas. Nos diferentes países manifestações populares mobilizaram coletivos indígenas, negros, mulheres e LGBT - QIA+, entre outros grupos caracterizados como minorias. Essas manifestações, marchas, passeatas, mas também ocupações, ações de protesto e instalações, explicitam, de alguma forma, que a diferença e a individualidade, marcas da se - gunda metade do século XX, necessitam transformar-se pelo reconhecimento, reciprocidade e vinculação com o coletivo. Nessa articulação necessária, indivíduos e comunidades passam a ocupar de forma fragmentária o espaço público, explicitando os limites das perspectivas liberais, globais, multiculturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Claudia França

Sou graduada em Tecnologia em Artes Gráficas (UTFPR, 2008), mas por alguns desvios de percurso, me envolvi com cinema e fotografia. Estes mesmos desvios me trouxeram de volta para o Departamento Acadêmico de Desenho Industrial (DADIN), onde hoje sou professora na área de Narrativas Visuais e Produção da Imagem, atuando especialmente no campo audiovisual. No doutorado, pesquisei a presença e participação de mulheres no circuito cinematográfico em Curitiba, nas décadas de 1970 e 1980. Dedico-me especialmente a projetos de narrativas visuais e investigações sobre mulheres no audiovisual, nos cruzamentos entre história, narrativa, literatura, texto e imagem.

Ronaldo de Oliveira Corrêa

Mestre pelo PPGTE/UTFPR (2003), sob a orientação da Dra. Marília Gomes de Carvalho. Doutor pelo PPGICH/UFSC (2008), sob a orientação da Dra. Carmem Rial e do Dr. Gilson Queluz. Em 2007 realizou estágio de doutoramento no México, no Posgrado en Ciéncias Antropológicas da Universidad Autónoma Metropolitana ? Unidad Iztapalapa, sob a orientação do Dr. Néstor Garcia Canclini, na área de políticas culturais. Recebeu o Prêmio Capes de Teses ? edição de 2009. Estágio de pós-doutorado CAPES no PPGAS/UFRGS (jul de 2012 a jul de 2013), sob a supervisão da Dra. Cornélia Eckert. Atualmente é professor na Universidade Federal do Paraná UFPR, onde atua na graduação e pós-graduação. Áreas de interesse: cultura material, teoria e história do design, sistemas técnicos e tecnologia, produção e crítica de imagem.

Referências

HALL, Stuart. A Questão Multicultural. IN: HALL, Stuart. Da Diáspora: Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003. pp. 51–100.

MOUFFE, Chantal. POR UM MODELO AGONÍSTICO DE DEMOCRACIA. Revista de Sociologia e Política, [S.l.], n. 25, nov. 2005. ISSN 1678–9873. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/7071/5043>. Acesso em: 12 jan. 2022.

PAGLIA, Camille. Pé na Estrada. 100 botas, de Eleanor Antin. IN: PAGLIA, Camille. Imagens Cintilantes: uma viagem através da arte desde o Egito a Star Wars. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Apicuri, 2014.

SAMAIN, Etienne. Questões heurísticas em torno do uso das imagens nas Ciências Sociais. IN: FELDMAN-BIANCO, Bela; LEITE, Miriam L. Moreira (orgs.). Desafios da Imagem: Fotografia, Iconografia e Vídeo nas Ciências Sociais. Campinas, SP: Papirus, 1998. pp. 51–62.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Levantes-Exposição. IN: SESCSP. Levantes. São Paulo, 2018. Catálogo de Exposição.

Downloads

Publicado

2023-09-26

Como Citar

França, A. C., & de Oliveira Corrêa, R. (2023). Imagens em manifesto: práticas políticas em narrativas contemporâneas. Fotocronografias, 9(21), 6–11. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/fotocronografias/article/view/135771