Anfêmera
O mistério das coisas banais na envelhescência feminina
Palavras-chave:
Anfêmera, Envelhescência feminina, autoetnografíaResumo
Pesquisa autoetnográfica e imagética realizada entre 2019 e 2020 pela artista, motivada por eventos marcantes como a morte da mãe, a saída dos filhos de casa, a menopausa e a aposentadoria. A pesquisa resultou em uma reflexão profunda sobre sua vida como mulher envelhescente, abordando memória, comportamentos, padrões sociais e questões éticas. A necessidade de desconstrução e reconstrução de uma "nova" vida é destacada, incluindo a transformação de espaços e objetos para refletir essa transição. As percepções resultantes dessa experiência são expressas em imagens que representam a história da artista e exploram temas como tempo, memória, afeto, resiliência, esgotamento, controle, solidão, prazer e frustração. As imagens decorrentes dessa pesquisa buscam provocar reflexões sobre o problema ético na envelhescência feminina, incluindo a contradição na valorização da senectude e a crise dos padrões sociais vigentes, visando apresentar novas possibilidades e sensibilidades que desafiam o modelo opressivo predominante.
Downloads
Referências
não tem

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Mari Gemma De La Cruz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
- O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
- O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na Revista Fotocronografias são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Fotocronografias quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.