Alvorada do Remo: memória e identidade do Clube de Regatas Riachuelo a partir de narrativas imagética s da cidade de Florianópolis
Palavras-chave:
memória, identidade, remo, cidadeResumo
Alvorada do Remo tem como objetivo refletir, a partir das imagens da cidade de Florianópolis e de fotografias que compõem o acervo fotográfico do Clube Riachuelo, as relações e as dinâmicas das transformações entre identidade, memória e as várias masculinidades entre gerações de atletas que participam desta sociedade esportiva.
Downloads
Referências
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
CONNELL, Raewyn. Masculinidades. México, D.F.: UNAM-PUEG, 2015a.
COMARROF, Jean e John. Etnografia e imaginação histórica. Tradução de Iracema Dulley e Olívia Janequine, 2016.
MARCUS, George. Identidades passadas, presentes e emergentes: requisitos para etnografias sobre a modernidade no final do s. XX ao nível mundial, in: Revista de Antropologia, Vol. 34, pp. 197/221, USP, São Paulo, 1991.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
SAHLINS, Marshall. Ilhas de história. Rio de Janeiro: Zahar Editor, 1987.
SCHWARCS, Lilia. Sobre uma antropologia da história. In: QUESTÕES DE FRONTEIRA, 2005.

Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cristhian Caje, Rafael Venuto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
- O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
- O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na Revista Fotocronografias são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Fotocronografias quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.