Literatura e Sexualidade: visibilidades e silenciamentos nas apropriações docentes
Palavras-chave:
Literatura para jovens. Educação. Sexualidade. Gravidez na adolescência.Resumo
RESUMO - Literatura e Sexualidade: visibilidades e silenciamentos nas apropriações docentes.
Este artigo, com enfoque preferencial nos pressupostos foucaultianos, volta-se para a análise dos sentidos construídos por um grupo de professores (as) na apropriação de livros literários que abordam a temática da gravidez na adolescência. Com a apreciação dos discursos dos(as) docentes foi possível perceber espaços de visibilidade e silenciamento, na preocupação hegemônica com a sexualidade adolescente e com o propósito primeiro de veicular a informação sobre a temática abordada. Concluímos que a apropriação do livro literário, como artefato cultural, necessita de proposições mais críticas num contexto de mudanças significativas, não apenas no arcabouço de idéias do campo educacional.
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Publicado
2010-04-27
Como Citar
da Silva, A. C., de Siqueira, V. H. F., & Lacerda, N. G. (2010). Literatura e Sexualidade: visibilidades e silenciamentos nas apropriações docentes. Educação & Realidade, 35(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/7897
Edição
Seção
Artigos