Contribuições da História das Disciplinas Escolares para a História do Ensino de Ciências.

Autores

  • Edel Ern UFSC
  • Joanez Aires UFPR

Palavras-chave:

Disciplinas Escolares – História. Ciências – Ensino – História. Química – Ensino Médio – Santa Catarina.

Resumo

Estudos demonstram que a história do Ensino de Ciências no Brasil tem sido pouco explorada em teses e dissertações. Os que existem, em geral utilizam como referência alguns trabalhos que se tornaram paradigmáticos e que têm uma descrição hegemônica do período anterior à década de 50, sem que sejam empreendidas novas pesquisas empíricas referentes àquele período. O objetivo deste artigo será problematizar essa descrição, pois estaremos argumentando que, a partir de uma pesquisa sobre a história da disciplina escolar química em uma instituição de Ensino Secundário de Santa Catarina, verificou-se que, em alguns colégios jesuítas do sul do Brasil, o ensino de ciências apresentava características diferentes daquelas descritas na maioria das pesquisas que se reportam à primeira metade do século XX.

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Biografia do Autor

Edel Ern, UFSC

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC

Joanez Aires, UFPR

Professora do Departamento de Química da UFPR

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Publicado

2008-05-30

Como Citar

Ern, E., & Aires, J. (2008). Contribuições da História das Disciplinas Escolares para a História do Ensino de Ciências. Educação & Realidade, 32(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/6662

Edição

Seção

Artigos