Medicalização dos Modos de Ser e de Aprender

Autores

  • Ana Carolina Christofari Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS
  • Claudia Rodrigues de Freitas Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS
  • Claudio Roberto Baptista Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS

Palavras-chave:

Educação Especial. Medicalização. Patologização. Inclusão Escolar.

Resumo

Este artigo analisa os modos de ser e aprender na escola, considerando a medicalização como dispositivo que transforma comportamentos da vida humana em patologias. Investe-se na dimensão histórico-conceitual, problematizando esse processo. Os acontecimentos escolares apresentados dão visibilidade à prática escolar de inventar diagnósticos que justifiquem o não-aprender. O presente artigo apoia-se no pensamento foucaultiano, sobretudo, em relação à estratégia constitutiva de subjetividades pelos discursos. A análise, ao problematizar as práticas escolares e os discursos patologizantes, investe na compreensão da condição humana considerada em permanente transformação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Christofari, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS

Ana Carolina Christofari é doutora em Educação pelo PPGEDU/UFRGS na área de Educação Especial e Inclusão Escolar. Integrante do Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar NEPIE/FACED/UFRGS. Atua como professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre desde 2009. A temática da medicalização dos modos de ser e de aprender é discutida na tese da autora.

Claudia Rodrigues de Freitas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS

Claudia Rodrigues de Freitas é doutora em Educação pelo PPGEDU/UFRGS. Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação da UFRGS. Integrante do Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar NEPIE/FACED/UFRGS. Pesquisa os processos de Medicalização da vida escolar.

Claudio Roberto Baptista, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS

Claudio Roberto Baptista é doutor em Educação pela Universidade de Bologna. Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação da UFRGS. Coordena o NEPIE- Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar da UFRGS. Pesquisa os processos de inclusão escolar e a educação especial.

Publicado

2015-09-10

Como Citar

Christofari, A. C., Freitas, C. R. de, & Baptista, C. R. (2015). Medicalização dos Modos de Ser e de Aprender. Educação & Realidade, 40(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/42057

Edição

Seção

Artigos