O que a Formação Contínua deve Contemplar?: o que dizem os professores

Autores

  • Monica Fürkotter Universidade Estadual Paulista (UNESP), Presidente Prudente/SP – Brasil
  • Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi Universidade Estadual Paulista (UNESP), Presidente Prudente/SP – Brasil
  • Yoshie Ussami Ferrari Leite Universidade Estadual Paulista (UNESP), Presidente Prudente/SP – Brasil
  • Maria Raquel Miotto Morelatti Universidade Estadual Paulista (UNESP), Presidente Prudente/SP – Brasil
  • Vanda Moreira Machado Lima Universidade Estadual Paulista (UNESP), Presidente Prudente/SP – Brasil
  • Naiara Mendonça Leone Universidade Estadual Paulista (UNESP), Presidente Prudente/SP – Brasil

Palavras-chave:

Formação Contínua de Professores. Necessidades Formativas. Desenvolvimento Profissional.

Resumo

Este artigo apresenta o perfil de professores de redes municipais e identifica aspectos que, segundo eles, devem nortear os processos de formação contínua. A pesquisa desenvolveu-se junto a 533 professores de escolas públicas de 10 municípios do Estado de São Paulo. A abordagem metodológica foi quantitativa, do tipo survey descritivo. Usamos um questionário para coleta dos dados empíricos e a análise de conteúdo para categorização das informações. Constatamos aspectos significativos que podem nortear propostas de políticas de formação contínua, partindo das necessidades e expectativas docentes, procurando articular a teoria e a prática. Tais aspectos são relevantes para que a formação contínua cumpra
efetivamente o seu papel.

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Biografia do Autor

Monica Fürkotter, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Presidente Prudente/SP – Brasil

é doutora em Ciências (Matemática) pela Universidade
de São Paulo (Campus de São Carlos); Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da FCT/UNESP/Campus de Presidente Prudente.

Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Presidente Prudente/SP – Brasil

é professor Titular pela FCT/ UNESP/Campus de Presidente Prudente; Professor do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da FCT/UNESP/ Campus de Presidente Prudente.

Yoshie Ussami Ferrari Leite, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Presidente Prudente/SP – Brasil

é livre-docente pela FCT/UNESP/Campus de
Presidente Prudente, Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, com Estágio de Pós-Doutoramento em Educação na Universidade
de São Paulo; Professora Adjunta do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da FCT/UNESP/Campus de Presidente
Prudente.

Maria Raquel Miotto Morelatti, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Presidente Prudente/SP – Brasil

é doutora em Educação pela Pontifícia Universidade
Católica de São Paulo; Professora do Departamento de Matemática e Computação e do Programa de Pós-graduação em Educação da FCT/
UNESP/Campus de Presidente Prudente.

Vanda Moreira Machado Lima, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Presidente Prudente/SP – Brasil

é doutora em Educação pela Universidade
de São Paulo; Professora do Departamento de Educação da FCT/UNESP/
Campus de Presidente Prudente.

Naiara Mendonça Leone, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Presidente Prudente/SP – Brasil

é mestre em Educação pela FCT/UNESP/Campus
de Presidente Prudente; Licenciada em Pedagogia pela FCT/UNESP/Campus
de Presidente Prudente.

Publicado

2014-07-03

Como Citar

Fürkotter, M., Di Giorgi, C. A. G., Ferrari Leite, Y. U., Morelatti, M. R. M., Lima, V. M. M., & Leone, N. M. (2014). O que a Formação Contínua deve Contemplar?: o que dizem os professores. Educação & Realidade, 39(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/38048

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