Alfabetização e Leitura: qual o olhar das revistas pedagógicas acadêmicas?

Authors

  • Rosa Maria Hessel Silveira UFRGS, ULBRA

Keywords:

revistas acadêmicas, letramento, alfabetização, leitura.

Abstract

O estudo tem como objetivo analisar os artigos publicados sobre leitura e alfabetização de 1998 a 2002 em revistas consideradas de excelência na área de educação, buscando identificar questões de autoria, temáticas mais freqüentes e tendências teóricas. Entre outros dados, a análise evidenciou a maior freqüência de temas como: livros de leitura, história da leitura e da educação, a professora como leitora, letramento ou alfabetismo e políticas públicas, trabalho com crianças, a leitura e as novas tecnologias. O estudo mostra também a emergência do conceito de letramento (literacy) como importante conceito explicativo do período estudado.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Rosa Maria Hessel Silveira, UFRGS, ULBRA

Mestre em Letras e doutora em Educação, é professora
dos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFRGS e da ULBRA, atuando na área dos Estudos Culturais em Educação.

Published

2004-12-01

How to Cite

Hessel Silveira, R. M. (2004). Alfabetização e Leitura: qual o olhar das revistas pedagógicas acadêmicas?. Educação & Realidade [Education & Reality], 29(2). Retrieved from https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25400

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)