Significados da Pragmática Linguística na Formação de Leitores

Autores

  • Ireno Antonio Berticelli Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Daniela Paula Schiavini Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Palavras-chave:

Formação de Leitores. Leitura. Pragmática Linguística.

Resumo

O texto se propõe a analisar as possibilidades oferecidas pela pragmática linguística na qualificação de leitores, tanto de textos convencionais, quanto das novas formas textuais que os meios de comunicação oferecem. O público-alvo são os formadores de leitores, bem como todos os interessados em aperfeiçoar-se no ato de ler, em sentido amplo. Sob o ponto devista teórico, utilizaram-se os aportes da pragmática linguística austiniana e de algumas ferramentas advindas da fenomenologia, sobretudo na forma praticada na pós-modernidade, sem se desviar do escopo do artigo, que é a formação de leitores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ireno Antonio Berticelli, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Professor do Programa de Mestrado em Ciências Ambientais e dos cursos de graduação. Membro da Área de Ciências Humanas e Jurídicas.

Daniela Paula Schiavini, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Aluna do Curso de Pedagogia

Publicado

2013-06-18

Como Citar

Berticelli, I. A., & Schiavini, D. P. (2013). Significados da Pragmática Linguística na Formação de Leitores. Educação & Realidade, 38(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/20969

Edição

Seção

Artigos