Aprendizagem, Inteligência e Meio Social: concepções epistemológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2175-6236124666vs01

Palavras-chave:

Epistemologia do Professor de Matemática, Capacidade de Aprendizagem, Função do Meio Social, Inteligência Herdada, Interacionismo Construtivista

Resumo

O texto relata a análise das questões 12-14, dentre as 24 da pesquisa Epistemologia do Professor de Matemática (Becker, 2012b), cujos dados provêm de entrevistas a 17 docentes de Matemática do Peru, Chile e Uruguai. O objetivo geral é o de identificar as concepções epistemológicas que fundam o ensino de Matemática; o específico é saber como os docentes explicam as capacidades de aprendizagem de alunos de diferentes meios sociais e se pensam que inteligência é herdada. Os docentes revelam epistemologias empiristas ou aprioristas, não construtivistas; creem que nascemos com capacidades inteligentes e o meio as diferencia; sua concepção de aprendizagem não valoriza a ação do sujeito. A referência teórica é a Epistemologia Genética.

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Biografia do Autor

Fernando Becker, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS – Brasil

Fernando Becker é Graduado em Filosofia, mestre em Educação: Ensino, doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Professor titular, aposentado, atuando como Docente Convidado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Publicado

2024-01-15

Como Citar

Becker, F. (2024). Aprendizagem, Inteligência e Meio Social: concepções epistemológicas. Educação & Realidade, 48. https://doi.org/10.1590/2175-6236124666vs01

Edição

Seção

Artigos