Aprendizagem, Inteligência e Meio Social: concepções epistemológicas
DOI:
https://doi.org/10.1590/2175-6236124666vs01Palavras-chave:
Epistemologia do Professor de Matemática, Capacidade de Aprendizagem, Função do Meio Social, Inteligência Herdada, Interacionismo ConstrutivistaResumo
O texto relata a análise das questões 12-14, dentre as 24 da pesquisa Epistemologia do Professor de Matemática (Becker, 2012b), cujos dados provêm de entrevistas a 17 docentes de Matemática do Peru, Chile e Uruguai. O objetivo geral é o de identificar as concepções epistemológicas que fundam o ensino de Matemática; o específico é saber como os docentes explicam as capacidades de aprendizagem de alunos de diferentes meios sociais e se pensam que inteligência é herdada. Os docentes revelam epistemologias empiristas ou aprioristas, não construtivistas; creem que nascemos com capacidades inteligentes e o meio as diferencia; sua concepção de aprendizagem não valoriza a ação do sujeito. A referência teórica é a Epistemologia Genética.
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