Uma ideia de pesquisa que faz a língua educacional gaguejar: pesquisa-docência da diferença contra o mito das castas
Palavras-chave:
Sandra Corazza, Pesquisa-Docência da Diferença, Escrita -Esquizo, Deleuze, GuattariResumo
O artigo ocupa-se da primeira condição para a criação e atualização da ideia de pesquisa-docência da diferença inventada por Sandra Corazza, com a qual ela se insurgiu frente ao consenso nacional de que pesquisa só se faz na pós-graduação – gênese do mito que divide a educação em duas castas: de um lado, estão os raros intelectuais que pesquisam e, de outro, concentra-se uma grande massa de professores que somente ensinam. Este texto defende, mostra e exemplifica que a invenção da ideia de pesquisa-docência teve como condição uma relação específica com a língua pedagógica: fazê-la gaguejar, ao inserir nela o procedimento de escrita-esquizo, cujo resultado foi a produção de efeitos dissonantes ao consenso e à ampliação das fronteiras da língua.
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