A Metodologia Mora no Tema: infância e cultura em pesquisa

Autores

Palavras-chave:

Infância, Cultura, Pesquisa, Tema, Metodologia.

Resumo

Este texto tem por objetivo problematizar a relevância do tema na atividade de pesquisa, mais especificamente, na construção da metodologia. As Ciências Humanas e Sociais são ciências discursivas e a voz dos interlocutores - o pesquisador e a criança - têm ocupado a centralidade na construção metodológica. A proposta deste texto é ampliar esse debate deslocando o foco para um terceiro elemento crucial na constituição dessa alteridade e que, muitas vezes, é pensado de forma apartada da metodologia: o tema. A problematização é feita a partir da análise de cinco pesquisas do campo interdisciplinar dos estudos da infância e assenta-se na filosofia da Linguagem de Walter Benjamin e do círculo de Mikhail Bakhtin e Valentin Volochnov.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita Ribes Pereira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro/RJ

Rita Ribes Pereira é licenciada em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas e Doutora em Ciências da Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Infância e Cultura Contemporânea. Procientista UERJ/FAPERJ e Bolsista de Produtividade do CNPq. 

Publicado

2021-06-23

Como Citar

Pereira, R. R. (2021). A Metodologia Mora no Tema: infância e cultura em pesquisa. Educação & Realidade, 46(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/106860

Edição

Seção

Artigos