Psicanálise e Educação: os paradoxos da alteridade

Autores

  • André Oliveira Costa Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Simone Zanon Moschen Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Alteridade. Psicanálise. Inclusão.

Resumo

Este artigo trabalha o conceito de alteridade, fazendo uma correlação entre Psicanálise e Educação. Para ambas as disciplinas deve estar colocada, como condição, a diferença do outro como semelhante; a inscrição do Outro, que marca um processo particular de inserção na cultura; e do outro radical e inapreensível. Entre elas vamos identificar um certo modo de produção do sujeito que passa necessariamente pela relação com o outro, mas que não sefaz sem obstáculos. Quais são os paradoxos da alteridade? É nossa pergunta que conduz a pensarmos a relação do sujeito a três registros da alteridade.

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Biografia do Autor

André Oliveira Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicanalista, mestre em filosofia/PUCRS, doutorando em Educaçao/UFRGS

Simone Zanon Moschen, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicanalista, membro da Appoa, professora da Faculdade de Educaçao da UFRGS

Publicado

2013-06-18

Como Citar

Costa, A. O., & Moschen, S. Z. (2013). Psicanálise e Educação: os paradoxos da alteridade. Educação & Realidade, 38(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/35089

Edição

Seção

Educação, Psicanálise e Alteridade