O Ensino de Evolução Biológica e sua Abordagem em Livros Didáticos

Autores

  • Edmara Silvana Joia Zamberlan Colégio Universitário de Londrina
  • Marcos Rodrigues da Silva UEL

Palavras-chave:

Evolução. Ensino de Ciências. Paradigma. Filosofia da Ciência. História da Ciência.

Resumo

Apesar de ser considerada como uma ideia reguladora para toda a biologia, geralmente a evolução é tratada, nos livros didáticos brasileiros de biologia, como um conteúdo; assim a evolução é geralmente considerada, nestes livros, da mesma forma que qualquer outro conteúdo. Além disso, outros conteúdos, que deveriam ser considerados a partir de uma compreensão prévia do conceito de evolução, são abordados com referência apenas implícita à evolução. O objetivo deste trabalho é o de, por meio de uma análise de alguns livros didáticos de biologia do ensino médio, descrever e discutir a forma de apresentação dos conteúdos de competição e vírus, e verificar como está sendo realizada tal apresentação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edmara Silvana Joia Zamberlan, Colégio Universitário de Londrina

Edmara Silvana Joia Zamberlan é professora de Biologia do Colégio Universitário de Londrina e mestre pela Universidade Estadual de Londrina em Ensino de Ciências e Educação Matemática.

Marcos Rodrigues da Silva, UEL

Marcos Rodrigues da Silva é professor do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Londrina.

Arquivos adicionais

Publicado

2012-04-19

Como Citar

Zamberlan, E. S. J., & Silva, M. R. da. (2012). O Ensino de Evolução Biológica e sua Abordagem em Livros Didáticos. Educação & Realidade, 37(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/13967

Edição

Seção

Artigos