Infância e Risco

Autores

  • Maria Isabel Edelweiss Bujes ULBRA

Palavras-chave:

Infância. Risco. Normalização.

Resumo

A noção de risco aqui em discussão está associada a temas como poder e governamento, considerados segundo uma perspectiva pós-estruturalista. Tomando como centrais os conceitos de ‘sociedade disciplinar’, ‘sociedade e dispositivos de segurança’, ‘normalização’ e ‘risco’, o trabalho examina, preliminarmente, algumas transformações nos modos como determinados grupos de crianças vieram a ser percebidos e como se tornaram alvo de alguma forma de cuidado ou assistência social. A seguir, problematiza a idéia de risco, presente tanto nos discursos do cotidiano quanto nas políticas para a infância, para indicar sua associação a um tipo de racionalidade que orienta formas de específicas de exercício do poder que se endereçam ao campo infantil.

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Publicado

2010-09-22

Como Citar

Bujes, M. I. E. (2010). Infância e Risco. Educação & Realidade, 35(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/13079

Edição

Seção

Educação Infantil