Estágio Docente: análise de interações sociais em sala de aula
Keywords:
Formação de Professores de Biologia. Perspectiva Sociológica.Abstract
O presente artigo resulta de um estudo de caso do processo de formação inicial de professores para o Ensino Médio, em curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O foco é a relação pedagógica estabelecida entre 30 professores estagiários e alunos do Ensino Médio, como parte das atividades da disciplina de Prática de Ensino, sendo analisadas interações entre docentes e alunos, enfocando a constituição da posição de autoridade do jovem professor. É discutido o planejamento do discurso regulador – categoria pertencente à perspectiva teórica de Basil Bernstein – direcionado pelo princípio do respeito mútuo e caracterizado pela explicitação de regras contextuais para práticas sociais. A pesquisa empregou como referencial teórico-metodológico além das contribuições de Basil Bernstein, conceituação do interacionismo simbólico.Downloads
Download data is not yet available.
Additional Files
Published
2011-04-20
How to Cite
Rosa, R. T. D., & Veit, M. H. D. (2011). Estágio Docente: análise de interações sociais em sala de aula. Educação & Realidade [Education & Reality], 36(1). Retrieved from https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/10449
Issue
Section
Articles