Infância, Arte de Governo Pedagógica e Cuidado de Si.

Authors

  • Pedro Angelo Pagni UNESP - Marília

Keywords:

Infância. Arte Pedagógica. Governamentalização. Cuidado de Si. Foucault. Lyotard.

Abstract

Este ensaio
recupera o sentido original da infância para problematizar as ambições modernas de seu
pleno governo por meio da arte pedagógica, na modernidade, e para analisar o seu
potencial de resistência, na atualidade, discutindo as possibilidades desta se reconverter
em práxis que requer o cuidado de si e daquela ser assumida como uma dívida por parte
dos educadores. Para isso, recorreremos aos conceitos foucaultianos de
governamentalização e de cuidado de si e à noção lyotardiana de dívida para com a
infância. Dessa perspectiva teórico-conceitual, esperamos oferecer algumas pistas para
que, como educadores, pensemos o cuidado com esse outro, na arte pedagógica, a partir
da crítica filosófica aos abusos do poder e da recomendação socrática sobre o cuidado de
si.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Pedro Angelo Pagni, UNESP - Marília

Pedro Angelo Pagni é professor do Departamento de Administração e Supervisão
Escolar da e do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de
Filosofia e Ciências da UNESP, Marília, São Paulo, Brasil. Possui pós-doutorado
pelo Departamento de Teoría e Historia de la Educación na Universidad
Complutense de Madrid (2007-2008). Atualmente, é pesquisador do CNPq, desenvolvendo
estudos sobre temas contemporâneos em Filosofia da Educação.
É coordenador do Grupo Estudos e Pesquisa em Educação e Filosofia (GEPEF),
desde a sua criação em 2001.
E-mail: pagni@terra.com.br

Published

2010-09-24

How to Cite

Pagni, P. A. (2010). Infância, Arte de Governo Pedagógica e Cuidado de Si. Educação & Realidade [Education & Reality], 35(3). Retrieved from https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/13087

Issue

Section

Educação Infantil

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.