Uma Reflexão sobre Didática na Educação Básica: o apostilamento no 4.º ano

Autores

  • Marlon Dantas Trevisan UFMT
  • Pedro Angelo Pagni UNESP - Câmpus Universitário de Marilia

Palavras-chave:

Dicotomia. Racionalidade. Experiência. Signo. Educação

Resumo

Este trabalho descreve como a lógica adultocêntrica, que há muito rege as relações escolares, pode comprometer a didática e suas metodologias, em especial o apostilamento. O aporte teórico se baseia no pragmatismo de Dewey e Peirce, fundamentando as análises das linguagens que se interpenetram na elaboração dos conteúdos. Abordam-se exercícios de uma apostila do 4.º ano do ensino fundamental, vendida em nível nacional, relativos às disciplinas de geografia e matemática. As asserções obtidas revelam que a experiência infantil foi pouco considerada, o que explica em parte o desinteresse das crianças pelos discursos pedagógico-científicos, tais como aparecem nas apostilas. Como resposta possível ao problema, propõe-se o encontro entre as subjetividades docente e discente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlon Dantas Trevisan, UFMT

É mestre em Educação para a Ciência e doutor em
Educação, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Campi de Bauru e Marília, SP. Atualmente é Professor Adjunto do Dept.º de Educação e do PPGEdu – Programa de Pós-Graduação em Educação – do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Universitário de Rondonópolis.

Pedro Angelo Pagni, UNESP - Câmpus Universitário de Marilia

É professor adjunto do Departamento de Administração e Supervisão Escolar do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP, Marília, SP, Livre Docente em Filosofia da Educação e Pós-doutor pela Universidad Complutense de Madrid (2007-2008). Pesquisador do CNPq, coordena o Grupo Estudos e Pesquisa em Educação e Filosofia (GEPEF), desde 2001.

Publicado

2015-04-01

Como Citar

Trevisan, M. D., & Pagni, P. A. (2015). Uma Reflexão sobre Didática na Educação Básica: o apostilamento no 4.º ano. Educação & Realidade, 40(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/45497

Edição

Seção

Didática na Educação Básica