Desenvolvendo Flexibilidade no Cálculo Mental
Palavras-chave:
Flexibilidade, Cálculo Mental, Abordagem para promover a flexibilidade, Ensino fundamentalResumo
A flexibilidade na realização de cálculos mentais tornou-se um foco importante para os educadores em matemática, com pesquisas surgindo nas últimas duas décadas. Resultados de pesquisas contemporâneas oferecem sólido suporte para o desenvolvimento da flexibilidade mental no ensino fundamental. Este estudo concentra-se em três temas inter-relacionados: (1) um modelo de cálculo mental que permite o estudo de processos flexíveis de resolução; (2) uma revisão das definições de flexibilidade e uma síntese da pesquisa reportada; e (3) um exame dos pré-requisitos para promover a flexibilidade mental. A abordagem denominada Zahlenblickschulung é apresentada com exemplos de atividades que incentivam os alunos a classificar operações numéricas e a raciocinar sobre a classificação.Downloads
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Publicado
2019-07-26
Como Citar
Rathgeb-Schnierer, E., & Green, M. G. (2019). Desenvolvendo Flexibilidade no Cálculo Mental. Educação & Realidade, 44(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/87078
Edição
Seção
Artigos
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