Desenvolvendo Flexibilidade no Cálculo Mental

Autores

Palavras-chave:

Flexibilidade, Cálculo Mental, Abordagem para promover a flexibilidade, Ensino fundamental

Resumo

A flexibilidade na realização de cálculos mentais tornou-se um foco importante para os educadores em matemática, com pesquisas surgindo nas últimas duas décadas. Resultados de pesquisas contemporâneas oferecem sólido suporte para o desenvolvimento da flexibilidade mental no ensino fundamental. Este estudo concentra-se em três temas inter-relacionados: (1) um modelo de cálculo mental que permite o estudo de processos flexíveis de resolução; (2) uma revisão das definições de flexibilidade e uma síntese da pesquisa reportada; e (3) um exame dos pré-requisitos para promover a flexibilidade mental. A abordagem denominada Zahlenblickschulung é apresentada com exemplos de atividades que incentivam os alunos a classificar operações numéricas e a raciocinar sobre a classificação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisabeth Rathgeb-Schnierer, Kassel University (UniKassel), Kassel/HE

Elisabeth Rathgeb-Schnierer is a Full Professor in the Institute of Mathematics (Department: Mathematics Education) at the University of Kassel. Her research fields are learning numbers and operations in early years, developing flexibility in mental arithmetic, and learning processes in mathematics of low achieving students. 

Michael G. Green, University of North Carolina at Charlotte (UNC Charlotte), Charlotte/NC

Michael G. Green is a Professor Emeritus in the Colleague of Education (Department of Reading and Elementary Education) at the University of North Carolina in Charlotte. His research fields are theories of human development and learning, development of mathematical reasoning and understanding, and mathematics pedagogy. 

Publicado

2019-07-26

Como Citar

Rathgeb-Schnierer, E., & Green, M. G. (2019). Desenvolvendo Flexibilidade no Cálculo Mental. Educação & Realidade, 44(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/87078

Edição

Seção

Artigos