Literatura e Sexualidade: visibilidades e silenciamentos nas apropriações docentes
Keywords:
Literatura para jovens. Educação. Sexualidade. Gravidez na adolescência.Abstract
RESUMO - Literatura e Sexualidade: visibilidades e silenciamentos nas apropriações docentes.
Este artigo, com enfoque preferencial nos pressupostos foucaultianos, volta-se para a análise dos sentidos construídos por um grupo de professores (as) na apropriação de livros literários que abordam a temática da gravidez na adolescência. Com a apreciação dos discursos dos(as) docentes foi possível perceber espaços de visibilidade e silenciamento, na preocupação hegemônica com a sexualidade adolescente e com o propósito primeiro de veicular a informação sobre a temática abordada. Concluímos que a apropriação do livro literário, como artefato cultural, necessita de proposições mais críticas num contexto de mudanças significativas, não apenas no arcabouço de idéias do campo educacional.
Downloads
Download data is not yet available.
Additional Files
Published
2010-04-27
How to Cite
da Silva, A. C., de Siqueira, V. H. F., & Lacerda, N. G. (2010). Literatura e Sexualidade: visibilidades e silenciamentos nas apropriações docentes. Educação & Realidade [Education & Reality], 35(1). Retrieved from https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/7897
Issue
Section
Articles