Gênero, História e Educação: construção e desconstrução

Autores

  • Guacira Lopes Louro Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Palavras-chave:

Gênero, História da Educação, desconstrução

Resumo

O artigo analisa o texto chave de Joan Scott, "Gênero: uma categoria útil de análise histórica", texto esse que vem sendo a mais recorrente referência para as/os estudiosos/as de gênero (das Ciências Sociais em geral e da Educação em particular), em nosso meio. Examina as aproximações da proposição de Scott com os estudos pós-estruturalistas (destacando em especial a utilização do conceito foucaultiano de poder e do procedimento desconstrutivo de Derrida) e as implicações políticas e pedagógicas desta abordagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guacira Lopes Louro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Guacira Lopes Louro é pesquisadora do CNPQ e coordenadora do Grupo de estudos de educação e relações de gênero (GEERGE).

Arquivos adicionais

Publicado

2017-03-08

Como Citar

Louro, G. L. (2017). Gênero, História e Educação: construção e desconstrução. Educação & Realidade, 20(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71722

Edição

Seção

Artigos