Indicadores Educacionais sobre a Educação Especial no Brasil e no Paraná

Autores

  • Silvia Márcia Ferreira Meletti Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina/PR – Brasil

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. Política Educacional. Educação Especial. Indicadores Educacionais.

Resumo

O objetivo do trabalho é analisar a escolarização de alunos
com necessidades educacionais especiais por meio dos dados oficiais do poder público sobre o acesso e permanência desta população na Educação Básica. Para tanto, são utilizados microdados do Censo da Educação Básica mbrasileira e do Paraná no ano de 2012. As análises apontam, a despeito da
implantação da política de educação inclusiva, que: formas de atendimento segregado ainda estão marcadamente presentes no Paraná; a concentração de matrículas ocorre nas primeiras séries do ensino fundamental, com ampla defasagem idade/série e o baixo número de matrículas no atendimento
educacional especializado.

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Biografia do Autor

Silvia Márcia Ferreira Meletti, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina/PR – Brasil

é professora Associada do Departamento de
Educação e coordena o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Possui mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1997), doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2006) e pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Publicado

2014-07-03

Como Citar

Meletti, S. M. F. (2014). Indicadores Educacionais sobre a Educação Especial no Brasil e no Paraná. Educação & Realidade, 39(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/45618

Edição

Seção

Educação Especial

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