Alfabetização e Leitura: qual o olhar das revistas pedagógicas acadêmicas?
Palavras-chave:
revistas acadêmicas, letramento, alfabetização, leitura.Resumo
O estudo tem como objetivo analisar os artigos publicados sobre leitura e alfabetização de 1998 a 2002 em revistas consideradas de excelência na área de educação, buscando identificar questões de autoria, temáticas mais freqüentes e tendências teóricas. Entre outros dados, a análise evidenciou a maior freqüência de temas como: livros de leitura, história da leitura e da educação, a professora como leitora, letramento ou alfabetismo e políticas públicas, trabalho com crianças, a leitura e as novas tecnologias. O estudo mostra também a emergência do conceito de letramento (literacy) como importante conceito explicativo do período estudado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Arquivos adicionais
Publicado
2004-12-01
Como Citar
Hessel Silveira, R. M. (2004). Alfabetização e Leitura: qual o olhar das revistas pedagógicas acadêmicas?. Educação &Amp; Realidade, 29(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25400
Edição
Seção
Artigos